sexta-feira, 1 de março de 2013

Inauguração da Fonte Nova e primeiro Ba-Vi serão no dia 7 de abril

Adiada por conta de atrasos nas obras civis e também do entorno, a inauguração da Arena Fonte Nova agora está marcada para acontecer no dia 7 de abril, um domingo. O primeiro Ba-Vi do ano, que antes aconteceria no dia 31 de março, teve a data alterada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) para fazer parte da festa de abertura do palco baiano da Copa das Confederações e Copa do Mundo. O outro clássico válido pela segunda fase do Baianão também sofreu uma modificação e passou do dia 21 para o dia 28 de abril. Ambos serão realizados com espaço dividido em 50% para cada torcida.



"O governo do estado, juntamente com a concessionária da Arena Fonte Nova, por zelo e prudência, decidiram transferir o evento inaugural para a a primeira semana de abril", afirma nota. A divulgação de novas informações acerca da abertura do estádio foi feita na tarde desta quinta, em entrevista coletiva que reuniu o secretário de comunicação do governo do estado, Robinson Almeida, e os presidentes da Fonte Nova Participações (FNP), Frank Alcântara, e da FBF, Ednaldo Rodrigues. As decisões foram tomadas após reunião que aconteceu pela manhã.



Nova programação - Diferente da programação anterior, que previa uma festa de inauguração numa sexta-feira, dia 29 de março, e o jogo no domingo, a novidade é que o evento festivo será realizado no mesmo dia do clássico. Antes do duelo, artistas vão se apresentar na nova arena. Não se sabe ainda se um palco será montado, mas o presidente da Fonte Nova Participações (FNP), Frank Alcântara, afirma que o evento vai mostrar a multifuncionalidade do estádio. Ele também afirmou que o gramado não vai apresentar problemas, como ocorreu no Mineirão e na Arena Grêmio, alguns dos estádios mais modernos do Brasil inaugurados recentemente. A ideia é evitar qualquer tipo de problema na estreia, mas o presidente da FNP admite que eventuais dificuldades possam acontecer.



As atrações não foram confirmadas. Antes, Ivete Sangalo, Saulo e Carlinhos Brown estavam certos para apresentação do fim do mês de março, mas agora o consórcio precisa renegociar com os artistas, ou até procurar outros caso os anunciados anteriormente não estejam disponíveis para data de inauguração. Previsto para ser entregue ao governo nesta quinta-feira (28), a nova praça sofreu alterações em seu cronograma. Em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Record, o governador Jaques Wagner afirmou que a data para entrega passou para o dia 8 de março (próxima sexta-feira).



Atraso - Frank Alcântara, presidente da FNP, evitou falar em atrasos e explicou o que vai acontecer. "Nós estamos juntos nessa, pois se trata de um equipamento baiano. A data de hoje (28 de fevereiro) não é contratual. É uma data estimada, assim como o 31 de dezembro de 2012 (antigo prazo para entrega). Tivemos nesse período a mudança do caderno de encargos da Fifa e também a demora na liberação de alguns financiamentos", afirmou, garantido que os gastos com o equipamento não aumentaram.



Entorno - Sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), as obras do entorno do estádio devem acabar no final de março. Em nota eviada à redação do iBahia Esportes, o órgão garantiu que o prazo é o dia 29 de março. Entretanto, o secretário de comunicação do governo do estado, Robinson Almeida, disse na tarde desta quinta que a entrega da obra aconceterá no dia 31. A reportagem do portal conversou com alguns operários que trabalham nas obras do entorno e todos mostraram certa descrença quanto ao cumprimento desse prazo. Certo é que esta construção deve ficar pronta para inauguração da Arena Fonte Nova no dia sete de abril.

Conder: obras do entorno da Arena terminam dia 29 de março

Nenhum comentário: