terça-feira, 19 de março de 2013

SALVADOR É A QUINTA PIOR CIDADE EM TEMPO DE DESLOCAMENTO PARA O TRABALHO

Salvador é a quinta pior cidade do país, em termos de trajeto mais demorado entre casa e trabalho. Entre 1992 e 2009, o tempo médio do percurso na capital baiana foi de 33,9 minutos, abaixo de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Especula-se, no entanto, que hoje, quase quatro anos depois a situação tenha piorado.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indicam que tem havido piora nas condições de transporte urbano das principais áreas metropolitanas do país desde 1992, com um aumento nos tempos de viagem casa/trabalho.

Esta piora nas condições de transporte parece estar relacionada a uma combinação de fatores, incluindo o crescimento populacional, a expansão da mancha urbana e o aumento das taxas de motorização e dos níveis de congestionamento.

Conforme o estudo do IBGE, dentre as principais capitais do mundo, São Paulo (42,8 minutos) e Rio (42,6 minutos) só ficam atrás de Xangai (50 minutos). No mesmo ranking, Recife e Distrito Federal ficaram à frente de capitais como Nova Iorque, Tóquio e Paris, com o demora de 35 minutos em média para chegar a população se deslocar de casa para o trabalho.
BahiaEconomica

Nenhum comentário: