À convite da Comissão de Infraestrutura, presidida pelo deputado Herbert Barbosa, o secretário de Planejamento, José Sergio Gabrielli, esteve nesta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa para apresentar o projeto do Sistema Viário Oeste, que inclui a Ponte Salvador-Itaparica.
A bancada de oposição mostrou-se preocupada com a viabilidade econômica da obra e os seus impactos. Após o evento, o deputado Herbert Barbosa fez um balanço positivo do debate. “A discussão foi bastante proveitoso. Pudemos ver que todos os deputados tinham dúvidas relevantes a respeito deste projeto que, pra nós e pra Bahia, é um sonho, mas que entendemos ser de alta complexidade”, disse.
Já o deputado Paulo Azi demonstrou preocupação com o financiamento da obra, uma vez que anteprojetos da ponte foram apresentados aos organismos internacionais de financiamento e nenhum demonstrou interesse em financiá-la. Ele questionou se o estado que vai gastar R$ 130 milhões por ano com a Arena Fonte Nova e R$ 200 milhões com o sistema de metrô de Salvador terá “força financeira” para subsidiar a construção da ponte.
O secretário Sergio Gabrielli rebateu críticas e disse que desde 2010 o governo tem realizado uma série de trabalhos como a formatação dos termos de referência do estudo de impacto ambiental e a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI).
Gabrielli afirmou que já dispõe de equipes acompanhando os cronogramas e está viabilizando as contratações dos estudos preliminares, inclusive, sobre o trânsito de Salvador e Itaparica. Além disso, dispõe de vários estudos complementares, inclusive contrários à construção da ponte, que deverão ser analisados.
BahiaEconomica
Nenhum comentário:
Postar um comentário