segunda-feira, 25 de março de 2013

O rio Cachoeira, sua influência aparente na baía do Pontal e a localização do berço de atracação do Terminal Pesqueiro



O que é um rio?  É um curso de água natural que se desloca de nível mais alto para o mais baixo,aumentando progressivamente até desaguar no mar, num lago ou noutro grande rio.
A pergunta feita acima tem um propósito, pois quem viaja de Ilhéus para Itabuna ou em sentido contrário percebe claramente que o leito do rio ou caminho das águas parece um vale seco, que raramente ou nunca é ocupado por um verdadeiro rio e nesse leito percebemos ao longo do caminho, cascalho,fragmentos de rochas arredondadas e soltas, baixios ou vau (parte rasa de um rio fácil de travessia e muitas pedras presas ao leito). É evidente que esparsamente verificamos pequenas bacias de águas estagnadas e francamente que não parecem ser de um rio.

Uma pergunta: O que os políticos que recebem votos na região já tentaram fazer ou fizeram para salvar o rio Cachoeira?

Quem souber ou tiver conhecimento mande um comentário sobre o assunto. Todos sabemos que o rio Cachoeira se transforma em um rio de fato nos tempos chuvosos quando a Baía do Pontal primeiramente recebe as famosas  e fétidas baronesas que em sua proliferação e viagem sujas as praias de Ilhéus.
Em Itabuna o rio Cachoeira já está cheio de baronesas só esperando a chegada das chuvas para Ilhéus pagar caro por isso.

A influência do rio Cachoeira na Baía do Pontal não fica só nisso, pois além de em verdade sua superfície aquática ser  basicamente formada pelas águas do mar, o rio ajuda e muito a formar bancos de areia( grande depósito de areia encontrado comumente nas margens dos rios e na beira dos litorais).

Tecnicamente Banco é elevação do fundo do mar que quase chega a superfície  e pode constitui-se de areia, lama e coral e em geral são submersos e paralelos à linha da costa.

É bom que se diga que os manguezais que são formados em planices costeiras, em rios e sujeitas a inundações de marés na formação de lodaçais com vegetação halófia, resistentes ao sal, foram sendo destruídas pelas invasões de pobres buscando construir casebres de forma inicial e depois casas sem nenhum beneficio de saneamento público e isso concorre em nosso caso também para a destruição de nossa Baía do Pontal que precisa de dragagem e já.

Há muito pouco tempo verifiquei que em uma maré muito baixa a Baía do Pontal apresentava as suas bordas ou margem grandes praias e o braço de atracação do Terminal distava em torno de no mínimo 20 metros das águas.

Como poderia ou poderá um barco pesqueiro atracar ao Porto?

Seria erro de construção ou isso tem  relação com os vários bancos de areias também vistos na mesma ocasião?

Com a palavra a sociedade organizada da cidade e dos políticos responsáveis pelo bem do município estejam ou não no governo.

 E por falar no Terminal Pesqueiro quando será possivel seu funcionamento?

Nenhum comentário: