Em 06/02/2011 com base em informações oficiais a Usuport em Relatório de alerta diz que “o Porto de Aratu está com capacidade saturada há 14 anos e o de Salvador há sete” e pelo que se observa o Porto do Malhado se quer foi mencionado dado seu funcionamento atual ser insignificante.
Vou focar mais uma vez sobre os Portos da Bahia, que vem travando o desenvolvimento do Estado, muito embora o governador Wagner venha se empenhando com toda força de seu poder negociador para requalificar e ampliar o de Salvador e privatizar o de Aratu como uma forma de poder recuperar o tempo perdido.
Porto do Malhado em Ilhéus
Teve obras anunciadas de dragagem,aumento da retroaria em área tomada ao mar, construção de um porto seco a margem da rodovia Ilhéus a Itabuna para permitir a retirada dos caminhões do bairro do Iguape e até agora não deu em absolutamente em nada.
Cadê as melhorias e beneficiamentos do Porto do Malhado?
Para que serviu o hoje abandonado Porto Seco?
Cadê as intervenções de ambientalistas, de órgãos fiscalizadores e de ONG'S que não evitaram que as marés mudasse a geografia do bairro de São Miguel?
Em 365 dias do ano de 2012 apenas 88 navios aportaram no Porto do MALHADO.
Há quantos anos Ilhéus aguarda a construção do Porto Sul?
O tempo passa e efetivamente Ilhéus não recebe investimentos do governo federal que parece não ter planos ou projetos de impactos para o crescimento da região.
Se o Porto Sul não sair do papel Ilhéus vai continuar assistindo outros municípios crescerem suas Economias e por falta de força politica será lembrada apenas pela sua história e seu passado da fase dourado do Cacau e o resto decididamente será conversa para boi dormir.
Porto de Aratu
O governo federal há muitos anos não investe de forma consistente nesse porto de vocação de movimentação industrial. Por diversas vezes o governador Wagner manifestou desejo de ver o Porto de Aratu concedido a iniciativa privada.
E a Braskem através de seus executivos sempre demonstraram o interesse em assumir o comando do Porto de Aratu, hipótese vista de forma muito acolhedora pelo governo Wagner.
E a época se comentou,escreveu, falou de que a parceria com a LOG_IN e a Ultracargo e a Braskem fariam um investimento que beirava a quantia de R$1,8 Bilhão e modernizaria o porto de Aratu.
Mas a ação do governo federal demorou,demorou, tardou e somente no final de 2012 a presidente Dilma anunciou mudanças na Lei dos Portos, acenando com possibilidades das concessões.
Os empresários tem pontos de vistas diferentes devido se saber que no Brasil do papel para a realidade pode demorar muito,pois o assunto terá que passar por discussão no Congresso Nacional e aí é muito difícil precisar quando as ações poderão de fato partir para a realidade.
A Braskem precisa de um Porto moderno, ágil e não pode ficar aguardando, daí o projeto na Enseada de Caboto em Candeias,que tem estudos desde de 2002 poderá ganhar um Terminal Privativo com inicialmente dois berços de atracação, pelo que podemos informar que em fins de 2012 a mencionada empresa solicitou ao IBAMA a licença ambiental.
Porto de Salvador
A Tecon aproveitando a dragagem e as melhoras no Terminal de Contêineres (área arrendada) pode aportar navios de grande porte (300 metros de comprimento com largura máxima de 45 metros) e capacidade de carga em torno de 8.900 Contêineres de 20 pés, conforme farto noticiário da imprensa falada e escrita da Bahia.
Noticias dão conta de que semanalmente navios semelhantes aportarão nesse porto.
É fato que o Porto de Salvador precisa ser ampliado.
E uma coisa é fato racional e verdadeiro Ilhéus e região e inclusive o Oeste da Bahia precisa do Porto Sul, porta de entrada e saída dos bens que serão transportados pela Ferrovia Oeste/Leste.
Sobre a Ferrovia isso é outra história a ser trabalhada mais uma vez oportunamente.
Esta é minha opinião.
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