quinta-feira, 28 de março de 2013

A Bahia precisa de investimentos para crescer mais do que as previsões sub dimensionadas pelas autoridades federais.

De mobilidade urbana, de rodovias, ferrovias, enfim de infraestrutura, de preservar a cidade de Salvador em seu antigo e histórico, modernizar a cidade, construir nova orla,novas avenidas, ampliar sua rede hoteleira e seu comércio, restaurar seus monumentos, sítios históricos e turísticos, museus, parques e praças.
Basicamente construir uma nova cidade dentro da existente.

Salvador capital banhada pelo oceano Atlântico e pela Baía de Todos os Santos, que tem 56 ilhas, das quais a mais famosa a de Itaparica que em seu território abriga os municípios de Vera Cruz e Itaparica.

A Bahia dona da maior costa brasileira com mais de 1,1 mil quilômetros de mares navegáveis será tratada no presente comentário com visão de futuro forte e ousadamente progressista.

Vou focar Salvador, Ilhéus e região e o Oeste da Bahia com sua extraordinária agricultura em expansão e a possibilidade real do surgimento de um pólo industrial.

Salvador

Portos

O de Salvador com estação marítima em construção, dragagem já realizada, é preciso que na revitalização do porto seja ampliado com a construção de no mínimo mais dois berços de atracação,construído uma nova retroaria e dotando-o de equipamentos modernos para aumentar a eficiência e agilidade de seu funcionamentos.

O porto de Aratu deve ser privatizado para aumentar sua capacidade de funcionamento com grandes investimentos e sobre esse assunto todos sabem dos interesses já manifestados por empresas de largo conceito e patrimônio.

Todos esses investimentos farão que as aplicações de recursos tenham grandes oportunidades na área do turismo,esporte, lazer e eventos na esfera de negócios.

Aeroportos

O de Salvador- Lauro de Freitas

Denominado Aeroporto Luís Eduardo Magalhães que terá modernizado e ampliado o Terminal de passageiros e construída uma nova Torre de Controle de Vôo, precisa de forma urgente e rápida da construção de uma nova pista com 3 km de extensão e 45m de largura, novos galpões para abranger o armazenamento de mercadorias importadas e exportadas, ampliações de áreas de estacionamentos e páteo de manobras.

Ilhéus

A Infraestrutura brasileira em Portos e Aeroportos não está atravessando uma fase crítica em decorrência da Crise Internacional que continua sendo vivenciada principalmente na Europa.

Entretanto é bom lembrar e pensar que é preciso aplicações de altas somas na logística de Portos e Aeroportos, Rodovias e Ferrovias desde agora pois o que temos nesses vetores não vai suportar quando acontecer a estabilidade internacional

Os investimentos tem que acontecer de agora até no máximo cinco anos afim de que o país não fique na rabeira dos países desenvolvidos.

Precisamos do Porto Sul, da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do novo Aeroporto Internacional e que o Porto do Malhado seja de imediato privatizado pois seus números em movimentação de carga são ridículos.

Sou um cobrador de sonhos que podem ser realizados e por isso tenho brigado no bom sentido da palavra para que os produtos agrícolas do Oeste como soja,milho,algodão,farelo,açúcar e minérios possam ser transportados pelos trilhos da FIOL,pelo que a título de ilustração lembramos seus percursos de 530km de Ilhéus-Caetité;413km de Caetité a Barreiras e daí a Figueiropolis em Tocantins mais 547 km.

Esses trilhos passarão por terras de 32 municípios da Bahia com destaques para Luís Eduardo,São Desidério, Barreiras,Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa,Jequié e o porto de entrada e saída dos bens transportados para serem embarcados de Ilhéus no chamado Porto Sul.

É preciso que o governo federal deixe de tanto blá-blá-blá e lembre das estradas de rodagem da Bahia e como lembrança de Luís Eduardo até a divisa da Bahia com Tocantins com 50 dos 70 kms sem nunca terem sido pavimentados.
Uma vergonha em se tratando de uma região de municípios de grande produção agrícola.

É preciso que o aeroporto de Barreiras tenha obras de ampliação e modernização efetivamente realizadas e que os esforços políticos independente de que sigla partidária seja lute juntamente com o governo Wagner em favor da Bahia.

Com a Bahia nos trilhos quantos investimentos acontecerão em nosso território?

Tomara que a noticia de que César Borges vai para o Ministério seja real para que eu possa reformular o conceito que sempre fiz e faço até agora da Valec, sobre a qual fiz uma série de postagens com o título:

A Valec para a Bahia até agora é uma grande mentira (em cinco capítulos, postadas em Maio de 2012).

Espero que a união da Bahia possa nos colocar em pé de igualdade com os centros mais evoluidos desse país até agora tão desigual.



Nenhum comentário: