quarta-feira, 20 de março de 2013

CRISE NOS PORTOS AFETA EXPORTAÇÃO DE SOJA NO PAÍS




Provocando filas de caminhões nas rodovias de acesso aos principais portos do país, o atraso nos embarques de soja, já afeta as exportações de um dos principais produtos da pauta brasileira.
O grupo Sunrise, maior comercializador chinês de soja, informou que irá cancelar a compra de cerca de 2 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil devido a atrasos no recebimento, segundo a agência Reuters. O volume é maior do que toda a soja exportada pelo Brasil em março, foi embarcado 1,8 milhão de toneladas do grão e equivale a 5% do total que o país deve exportar nesta safra.
Shao Guori, gerente responsável pela divisão de soja da Sunrise, disse à Reuters que a empresa planeja cancelar de 10 a 12 navios panamax que deveriam ter sido enviados entre janeiro e fevereiro, pois apenas dois chegaram ao país até o momento. A Sunrise, que é responsável por mais de 10% das importações de soja da China, planeja também cancelar outras 23 cargas com embarque previsto entre abril e junho.
A Anec (Associação Nacional de Exportadores de Cereais) não tem notícia de quebra de contratos. Apesar de também não ter informações sobre o cancelamento, Ricardo Tomczyk, vice-presidente da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), diz que a situação é "muito preocupante". "Se o cancelamento de fato ocorreu, deve-se a um atraso muito grande nos embarques", afirma.
Publicação:BahiaEconomica

Nenhum comentário: