segunda-feira, 25 de março de 2013

FERROVIA OESTE-LESTE: VALEC COLOCA À VENDA COTAS PARA TRANSPORTE DE CARGAS

O governo federal acredita que a Ferrovia Oeste-Leste, que tem só 20% construídos, vai ficar pronta em dezembro de 2014 e colocou à venda a possibilidade de transportar carga no trecho de 536 km que liga Caetité ao porto de Ilhéus (BA).



Quem informa é a Valec, responsável pela obra e a Bahia Mineração (Bamin), empresa controlada pela Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC), com sede na Inglaterra já se apresentou como interessada.

Josias Sampaio Cavalcante Junior, presidente da Valec, diz, no entanto, que é preciso abrir a oportunidade ao público e a outros potenciais interessados.



Com a venda de carga da Fiol, a Valec se posiciona no novo papel de revendedora de capacidade de carga, conforme o modelo de ferrovias anunciado em agosto de 2012. A ideia é entregar a construção e operação de 10.000 quilômetros de ferrovias à iniciativa privada.



O concessionário venderá toda sua capacidade de carga à Valec, que a oferecerá a empresas que tenham carga própria ou de terceiros para transportar. A oferta anunciada na quinta-feira é a primeira operação desse tipo.



De acordo com nota técnica da Valec, as regras tarifárias e operacionais ainda serão detalhadas. Também não estão determinados os procedimentos para os interessados fazerem reserva de horário para transportar a carga.



Segundo o presidente da Valec, a capacidade de carga foi oferecida agora, com tanta antecedência, para conferir que tipo de empresa utilizará a ferrovia. Se for o caso, poderão ser feitas adaptações. A expectativa é que nesse trecho o principal cliente seja mesmo a Bamin.



Para que a ferrovia possa operar para exportação, porém, é necessário que fique pronto o novo porto de Ilhéus. Há planos para instalação de um terminal privativo da Bamin e um porto público na região. (Com informações da Valec e ESP)


BahiaEconomica

Nenhum comentário: