quinta-feira, 28 de março de 2013

PRESIDENTE DA BAHIA MINERAÇÃO VAI DISCUTIR OBRAS DO PORTO SUL



Na próxima terça-feira (02), o presidente da Bahia Mineração, empresa nacional que comercializa minério de ferro para a indústria siderúrgica, José Francisco de Viveiros, vai estar na Assembleia Legislativa junto com os deputados da Comissão Especial Porto Sul, para discutir a atual situação das obras de construção do porto de Ilhéus. 
Os deputados esperam contar também com a participação de técnicos da Casa Civil do Governo do Estado, ou até mesmo com o titular da pasta, Ruy Costa. A intenção dos parlamentares é obter informações sobre os andamentos das obras e as soluções que o governo tenta para os questionamentos que o Porto Sul vem enfrentado. O Ministério Público, por exemplo, quer a suspensão da licença prévia concedida pelo Ibama, a realização de licitação e de mais audiências públicas para ampliar o debate sobre o assunto. 
Vale lembrar que o Porto Sul está vinculado diretamente à Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). "Sem ferrovia não há porto" e vice-versa, disse a deputada Maria del Carmen, do PT, lembrando que é necessário também a licença para implantação do porto. A deputada sugere a participação da comissão no seminário que discutirá a Fiol em Barreiras no dia 26 de abril. Ela também adiantou, que a ideia do governo é evitar a judicialização do problema, o que atrasaria ainda mais as obras
Os deputados afirmam que têm sido pressionados pela sociedade, sobretudo da região cacaueira, sobre o que está de fato acontecendo com as obras do Porto Sul.  A Comissão Especial Porto Sul deverá ir a Ilhéus discutir o assunto com as entidades. Mas antes esperam posicionamentos mais claros do governo, sobretudo sobre a cessão do terreno para a construção do porto, questão considerada urgente pelos parlamentares.



Maiara Lopes

Nenhum comentário: