sexta-feira, 29 de março de 2013

Na abertura, autoridades destacam ineditismo do Aleluia Ilhéus Festival

Jornalbahiaonline


Este evento só se consolidará se for um evento da cidade. Não pode ser só da Prefeitura. Precisa ser da população, dos segmentos organizados, de cada um de nós. Só assim ele entrará definitivamente para o calendário turístico de Ilhéus, da Bahia e do Brasil”. A declaração foi feita pelo prefeito Jabes Ribeiro na noite de ontem, 27, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, durante a cerimônia de abertura do “Aleluia Ilhéus”, festival que se estende até domingo, 31, na avenida Soares Lopes, integrando uma série de atividades desenvolvidas nas áreas das artes, negócios e economia criativa. O ato solene, que também marcou o início do Seminário Florestas de Chocolate, foi prestigiado por diversas autoridades municipais, regionais e estaduais.

O prefeito Jabes Ribeiro lembrou que o Aleluia Ilhéus Festival nasceu das dificuldades encontradas na Prefeitura, a partir de 1º de janeiro, e da impossibilidade de realizar o carnaval. “Em virtude do completo esfacelamento das contas públicas do município não tínhamos a menor condição de realizar o carnaval. Só que é nesses momentos de dificuldades que a criatividade, o desejo de inovar e o comprometimento com o serviço público precisam aparecer”, enfatizou, agradecendo, na sequência, a todos que contribuíram para que o Aleluia Ilhéus se tornasse uma realidade e um grande evento de turismo, cultura e negócios.

Representando o governador Jaques Wagner, o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, chamou a atenção para a importância desse evento que congrega várias atividades, reunindo, em função disso, públicos e potencialidades diversas. “A meu ver, essa riqueza conceitual do Aleluia Ilhéus é um dos pontos decisivos para que ele se torne, ano após ano, um produto capaz de atrair a atenção de todo o país”, declarou, reiterando a importância do trade turístico seguir investindo nas potencialidades do município.

O secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, por sua vez, destacou a importância da parceria para que o Aleluia Festival saísse do papel, transformando-se, em menos de dois meses de organização, no principal evento turístico da Bahia durante a Semana Santa. “E tudo isso, não podemos esquecer, sem qualquer custo para os cofres públicos do município”, lembrou, informando que dezenas de caravanas, oriundas de várias partes do Estado, estão a caminho da cidade para curtir a primeira edição do evento. Já o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, enfatizou a importância da consolidação do Aleluia Festival, que, “a exemplo de outros grandes produtos brasileiros, como, por exemplo, o Oktoberfest, de Blumenau, Santa Catarina, reúne todas as condições para ingressar no calendário de eventos do Brasil.”

Mesa – Também integraram a mesa de abertura do “Aleluia Ilhéus Festival” o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, os presidentes da Bahiagás, Bahia Pesca e do Instituto Cabruca, respectivamente, Davidson Magalhães, Cássio Peixoto e Durval Libânio Neto, a representante do Sebrae nacional, Lea Lagare, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), José Vivaldo Souza de Mendonça Filho, o bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, e o palestrante da noite, professor Geraldo Castelli, da Escola Superior de Hotelaria de Gramado.

Nascido com a proposta de enriquecer as alternativas de lazer, cultura e negócios de ilheenses e visitantes, o Aleluia Ilhéus Festival conta, até a noite de domingo, com inúmeras atividades na avenida Soares Lopes e na praça Dom Eduardo, sempre das 18 às 24 horas. Promovido pela Prefeitura e Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), o evento inclui shows musicais abertos ao público, mostras de literatura, exposições de artes plásticas, expressões teatrais e apresentações de dança. Outra atração importante do Aleluia Festival será o Circo Teatro Popular de Ilhéus, que, além da participação de mágicos, palhaços e malabaristas, também contará, a partir das 16 horas, com shows, teatro e performances variadas.

Patrocínios - O Aleluia Festival conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Bahiatursa, Sebrae, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Desenbahia, Ceplac, Bahiagás, Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus. Além de dinamizar as alternativas de lazer, a proposta é formatar o produto com capaciodade de atrair anualmente um grande número de visitantes, de várias partes da Bahia e do Brasil, visando consolidar o município como destino turístico nesta época do ano.

Nenhum comentário: