Visões de a favor ou contra ou conotações politicas? Comentar sobre essa construção integrante do projeto do Sistema Viário do OESTE (SVO) tem que passar por um grande passeio no passado, viajar pelo mundo, criar argumentos,postergar opiniões dos cabeças pequenas, não importando seus curriculum, títulos e projeções que possam ostentar das tais academias de teóricos e os tantos estudos, debates,audiências públicas, embargos,liminares sempre oriundos do intuito impeditivo de realizar o viável, o necessário, enfim construir o transporte moderno para o desenvolvimento, com respeito ao ser humano e a natureza em que vive.
Escrito isso pergunto e respondo: O que é uma Ponte?
Construção destinada a ligar margens opostas duma superfície principalmente liquida ou em terra.
No século XIX o imperador do Brasil D.Pedro II quis construir a Ponte Rio-Niterói e não foi possível em razão de também naquela época existir os contras por serem contras. Saiba mais sobre D.Pedro II lendo sobre as Ferrovias no Brasil.
Um pulo no tempo e o que não foi possível na época do império o Brasil fez sob o governo da ditadura militar, cem anos depois que deu autorizo em 1968 e em 1974 ela estava pronta.
Hoje, todos os dias por ela (Ponte Rio- Niteroi), trafegam,transitam próximo dos 150 mil veículos, com gente que estuda,trabalha,produz, visita, passeia.
Enfim a Ponte ajudou e muito o RJ a crescer, além de ser um cartão postal, admirado em todo mundo, visto que ajuda a compor a bela paisagem da Baía da Guanabara.
Em verdade seus 14 km, já começam a ficar clamando por uma 2ª ligação entre o Rio e Niterói,pois para os contra da época que a julgavam inútil ela ficou pequena( é pena que muitos já morreram).
E o povo do Rio de Janeiro formula três ideias para manter a qualidade da ligação entre as duas cidades com redução de tempo e quilometragem e dentre as opiniões, uma outra ponte, um túnel sob o mar com um metrô ou um arco rodoviário.
E a razão? O desenvolvimento trouxe a reboque os engarrafamentos.
Pergunte a um habitante das duas cidades o que seria delas sem a Ponte Rio- Niterói?
Qual a razão de lá poder e cá não?
Pessimismo, burrice,travadores do desenvolvimento, interesses de outros estados em que a Bahia não prospere e desenvolva? O que afinal?
Nossa Ponte é questão de tempo e por isso afirmo que seja agora.
A Ponte Salvador a Itaparica terá 11,7 km de extensão e é evidente que após 40 anos da construção da Rio-Niterói, o avanço da tecnologia é incontestável e a monumental estrutura de concreto vai além de trazer beleza ao cenário da 2ª maior Baía do mundo em dimensão e a 1ª em navegabilidade, todo o desenvolvimento e progresso que nos colocará como possuidor da 2ª maior Ponte da América do Sul e a 23ª do mundo.
Leia neste blog postagem sobre as pontes pelo mundo afora e para tal siga os seguinte passos:
Tela do Blog tem B com um espaço, escreva o assunto e clique Q
Como exemplo da evolução do mundo pergunto: Há 40 anos existia, Internet,Celular,site móvel,IPAD,IPHONE, Twitter, os modernos aparelhos de TV, carro elétrico, avião não tripulado?
Daí ter a certeza que a nova tecnologia fará dessa Ponte Salvador a Itaparica não somente um encurtador de caminhos, mais vencerá a burocracia, os cabeças pequenas, os guetos do atraso e as organizações não governamentais que certamente em suas direções não sofrem os dessabores de usar o Ferry-Boat.
Tenho certeza que os mesmos que tentam impedir a construção do Metrô linha 2 e a conclusão da Linha 1 estarão tentando por razões meramente politicas a impedir a construção dessa grandiosa obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário