sexta-feira, 29 de março de 2013

Pensargrande há muito tempo comenta sobre o Estacionamento na área dos fuzileiros Navais

Salvador 464 anos - Conheça os projetos que mudam a Cidade Baixa
por Bárbara Assis - Tribuna da Bahia
Como o próprio nome sugere, o Comércio, primeiro bairro de negócios organizado do país, abriga um dos principais centros financeiros da capital baiana.



Lugar de passagem e ligação entre a cidade alta e os bairros da Península Itapagipana e Suburbana, o local passa por um merecido processo de revitalização.



Também porta de entrada para quem chega à capital baiana pelo mar da Baía de Todos os Santos, o bairro do Comércio guarda na sua estrutura as fachadas de casarões antigos, antes desgastados pelo tempo e agora transformados em modernos espaços que abrigam escritórios de advocacia, empresas, faculdades, clínicas médicas e odontológicas.



Salvador completa 464 anos, e de presente o bairro que abriga importantes pontos turísticos como Mercado Modelo, Museu do Cacau, Elevador Lacerda, Plano Inclinado Gonçalves e o Forte São Marcelo ganhará um terminal de passageiros no Porto, com instalações modernas e aprazíveis.



Um centro comercial está sendo construído nos armazéns 1 e 2 da Companhia das Docas do Estado da Bahia, para recepcionar os turistas que chegam nos navios de cruzeiros e anualmente movimentam a economia baiana.



O espaço contará com praça, terminal de desembarque internacional com a alfândega, áreas para lojas, cafés e restaurantes e tem previsão de inauguração no mês de agosto deste ano.



De acordo com Marcos Cidreira, coordenador geral do Escritório de Revitalização do Comércio, este é um importante avanço no processo de requalificação do bairro, mas alerta que muito mais pode ser feito. “Salvador é uma cidade que precisa resgatar o amor-próprio”, comenta, ao destacar a necessidade de união dos governos municipal, estadual e federal para complementar as ações do projeto que teve, em um primeiro momento, o apoio dos investidores.



Motivados pelas isenções fiscais oferecidas como atrativo a reocupação, as empresas que transferiram seus escritórios para o bairro do Comércio tiveram como benefício diminuição do Imposto sobre serviço (ISS) pela Secretaria Municipal da Fazenda de 5% para 2 %, isenção do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto Sobre a Transmissão Intervivos (ITIV).



Em frente às janelas laterais do Mercado Modelo, um casarão histórico dará lugar a imponência de um hotel cinco estrelas. Segundo Cidreira, o grupo N Par comprou seis casarões onde anteriormente que seria construído o Hotel Hilton. No novo hotel serão mantidas as características originais do casarão.



Conforto e mobilidade - De olho nos grandes eventos esportivos que acontecerão na capital baiana entre 2013 e 2014, uma das ações do projeto de revitalização e requalificação do Comércio é a criação de vagas para estacionamento. Em uma área de 70.000 m2, , onde atualmente funciona os Fuzileiros Navais, cederá espaço a construção de um grande centro comercial e residencial.



O projeto inicial prevê 4 andares de estacionamento com capacidade de seis mil vagas para carro, cem vagas para ônibus, mais um Shopping Center no andar térreo.



De acordo com Cidreira, a estrutura irá beneficiar tanto trabalhadores que circulam diariamente no Comércio quanto moradores e turistas que forem assistir às partidas de futebol na Arena Fonte Nova.

Nenhum comentário: