domingo, 24 de março de 2013

BAHIA PODE SE TORNAR UM DOS PRINCIPAIS PRODUTORES DE GÁS DE XISTO

O estado da Bahia tem boas chances de se tornar um dos maiores produtores de gás de xisto do país. Após a 11ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que levará a leilão áreas do Recôncavo e Tucano Sul, empresários estão atentos a próxima rodada que acontece no dia 30 e 31 de outubro deste ano.

Conforme matéria do jornal A Tarde, deste domingo (24), a 12ª rodada de licitações terá como alvo a prospecção de gás de xisto - gás em reservatórios não convencionais - ultimamente apontado como uma nova fronteira para o setor de petróleo e gás.

Segundo a ANP, cinco bacias apresentam maiores incidências desse gás, retirado das rochas sedimentares de folhelho. Dentre elas estão a Bacia do Recôncavo, na Bahia, e a de São Francisco, entre a Bahia e Minas Gerais.

Para a diretora da ANP, Magda Chambriard, nos próximos anos a Bahia ganhará força na produção de petróleo e gás porque o governo federal autorizou a realização de leilões pelo menos uma vez por ano para prospecção em campos maduros.

A medida deve beneficiar pequenas e médias empresas petrolíferas. “Para a Bahia será sensacional. O maior volume dessas oportunidades está no Recôncavo baiano”, comemorou Chambriard. Estimativas da ANP indicam que só no Recôncavo há 20 trilhões de pés cúbicos (TCF) de gás de xisto.

Jordânia Ferreira - Publicado no BahiaEconomica

Nenhum comentário: