sexta-feira, 29 de março de 2013

Salvador 464 anos - Via Expressa já está com 90% das obras concluídas

Cidade

Tribuna da Bahia


Via Expressa Baía de Todos os Santos, considerada uma das maiores intervenções urbanas do país, representando investimentos da ordem de R$ 480 milhões, encontra-se atualmente com 90% de sua totalidade concluída.



Com 14 viadutos, três túneis, quatro faixas para veículos de carga, quatro para veículos leves e duas faixas exclusivas para ônibus, além de passarelas, ciclovia e passeio, ela terá impacto altamente positivo para o trânsito em zonas tradicionalmente críticas: Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Largo dos Dois Leões e Baixa de Quintas, implicando, também, a redução do fluxo de carretas nas avenidas San Martin e Bonocô.



Na Rótula do Abacaxi, aliás, esta redução já vem sendo constatada, refletindo na melhoria do tráfego em áreas de influência, a exemplo do Pau Míúdo, Vila Laura e Brotas.



Interligando-se à BR-324, a Via Expressa Baía de Todos os Santos é, ainda, um canal para o Porto de Salvador, garantindo, paralelamente, a diminuição do trajeto entre a rodovia e o porto, com a vantagem de retirar o intenso fluxo de veículos pesados de vias comumente congestionadas, como a San Martin e o Bonocô.



Após a conclusão das duas primeiras etapas do projeto da Via Expressa Baía de Todos os Santos (Nova Rótula do Abacaxi e viadutos no Largo Dois Leões e na Baixa de Quintas), o que permitiu uma melhoria significativa na mobilidade nos bairros da região, como por exemplo, Cabula, Vila Laura e Pau Miúdo, as obras prosseguem com serviços sendo executados nas frentes de trabalho 03, 06 e 07, respectivamente, túneis na Soledade, Baixa de Quintas e Estrada da Rainha, incluindo o viaduto que permitirá a ligação do tráfego entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Além disso, está prevista a implantação de quatro passarelas que facilitarão o deslocamento dos pedestres no entorno da via.



O sistema viário de acessibilidade à Arena Fonte Nova e entorno, composto por dois viadutos e obras complementares, envolve uma extensão de 3.557 metros. Foi concebido com objetivos de permitir a entrada em níveis distintos ao estacionamento anexo à Arena e de facilitar as possibilidades de ligação com os principais bairros próximos.



Na implantação destes dois viadutos estão sendo investidos R$ 11,4 milhões, dos quais R$ 1,1 oriundos do Governo do Estado da Bahia e R$ 10,3 do Governo Federal. As obras dos dois viadutos concentram-se atualmente na execução de fundações, pilares e desvios do sistema viário.



Também estão sendo requalificadas quatro rotas para pedestres:

Rota 01 ( a partir do Elevador Lacerda) envolvendo a Avenida da França, Rua da Bélgica, Praça Thomé de Souza, Ladeira da Praça com bifurcação para a Rua Ruy Barbosa, Avenida J.J.Seabra, Ladeira de Santana, Praça de Santana, Travessa Prof. Antonio Borja , Rua Santa Clara, Ladeira da Fonte e Rua Professora Anfrisia Santiago, totalizando uma extensão de 2.050 metros;



Rota 2 ( a partir do Largo do Desterro) incluindo a Av. Joana Angélica, Ladeira da Fonte e Rua Professora Anfrísia Santiago, com 188 metros de extensão;



Rota 3 ( a partir da Estação de Brotas) compreendendo a Avenida Presidente Castelo Branco e a Rua Frederico Costa, com 638 metros de extensão;



Rota 4 (a partir da Avenida Joana Angélica) seguindo direto ao longo desta mesma avenida até a Rua Professora Anfrísia Santiago, num total de 850 metros de extensão. Parte destas rotas contará com passeios em pedra portuguesa e piso táctil, para portadores de necessidades especiais.



Na execução destas rotas para pedestres estão sendo investidos R$ 3.5 milhões, sendo R$ 3,1 do Governo Federal e R$ 351 mil do Governo da Bahia.

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