sexta-feira, 15 de março de 2013

15/03 - 07:10hs
METRÔ: ESTADO E PREFEITURA DIVERGEM E IMPASSE CONTINUA




Ainda não foi desta vez que o metrô começou a sair dos trilhos. O prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Jaques Wagner não chegaram a um acordo sobre a transferência da linha 1 do metrô (Rótula do Abacaxi-Lapa), da prefeitura para o governo do estado, ficou para depois.

A reunião a portas fechadas na Governadoria, com a presença dos secretários municipais de Transportes e da Casa Civil, José Carlos Aleluia e Albérico Mascarenhas, e o titular estadual da Casa Civil, Rui Costa, não resultou em consenso.

Vários pontos terminaram sem consenso, a exemplo da questão da tarifa de integração, referente ao pagamento de uma única tarifa para o usuário que utilize um ônibus para ter acesso à estação do metrô e do controle das linhas de ônibus que irão alimentar o sistema de metrô.

O governo do estado quer que nas linhas próprias, que servirão a população próxima as estações de metrô, seja paga uma única tarifa para essas linhas e o metrô, mas a prefeitura não aceita.

Outro problema é quando vai começar a funcionar a linha 1 que já pode correr nos trilhos. Há divergências entre começar a operação imediatamente ou esperar o restante de linha ficar pronta. Segundo o governo do estado, as novas obras do metrô devem começar no segundo semestre desse ano, com prazo de implementação de 36 meses, incluindo a Linha 1 até Pirajá.

Há ainda a questão do trem do subúrbio, e o governo diz que quer receber o sistema funcionando. A próxima reunião entre as partes deve ocorrer até o fim de março e vai depender das agendas do governador e do prefeito.

Nenhum comentário: