quinta-feira, 14 de março de 2013

Eletrobras Eletronuclear finaliza substituição da tampa do reator de Angra 1, e usina volta a operar


A Eletrobras Eletronuclear concluiu as obras para a substituição da tampa do reator de Angra 1, e a usina já está gerando energia, com segurança, para o sistema elétrico. Após uma parada programada, que incluiu o reabastecimento de combustível e manutenções diversas, a unidade voltou a funcionar ontem (6), às 22h27, e está em processo de elevação de potência.
Com a usina desligada desde o dia 5 de janeiro, a parada mobilizou mais de 1.500 trabalhadores, em regime de 24 horas. O valor total do investimento foi de US$ 27 milhões, englobando a aquisição e a instalação da nova tampa do reator e o armazenamento da antiga.
  
A tampa é um componente importante do circuito primário de uma usina nuclear, que faz o fechamento do reator (que contém os elementos combustíveis) – sendo uma das barreiras contra a liberação de radiação para o exterior. Embora essa substituição não estivesse prevista no projeto inicial de Angra 1, a empresa decidiu realizá-la preventivamente, pois descobriu-se que o material do qual é feito o componente é suscetível à corrosão sob tensão.
“Todas as atividades foram realizadas com êxito. Apesar das inspeções não terem detectado nenhum indício de degradação na peça antiga, a sua substituição garantirá a segurança e a confiabilidade de Angra 1 a longo prazo, contribuindo para a extensão da vida útil da usina”, explica Marcos Melo, superintendente de Angra 1.
Durante o período, além da troca da tampa do reator, também foram realizadas inspeções diversas, como manutenção das turbinas, dos geradores elétricos e das bombas de refrigeração do reator; troca dos termopares de saída do núcleo do reator; substituição do sistema de controle de água de alimentação principal e de nível dos geradores de vapor por um digital; troca do rotor da turbina de baixa pressão; manutenção preventiva dos geradores de vapor; e revisão geral da chave de abertura em carga do gerador elétrico principal.

Nenhum comentário: