sexta-feira, 1 de março de 2013

Lembrete ao secretário da casacivil Rui Costa: assunto nova Ponte em Ilhéus

Em 03/12/2012, postei o comentário a seguir, hoje repetido a pedido de amigos moradores do Pontal



Será que vão tentar impedir a construção da nova Ponte? Só o tempo dirá,mas estamos preparados

Fui um dos primeiros, senão o primeiro a comentar e escrever sobre a Ponte Estaiada, sua localização mais racional, a condição de não afetar o meio ambiente pela sua arquitetura e muitos entretantos e porens.

E depois de muito escrever sobre a imperiosa necessidade da mesma, fui taxado de ilusionista, visionário e outras babaquices, inclusive partidas de alguns que fazem politica aqui nesta terra. Eu sempre soube que os adversários de minhas ideias eram cabeças pequenas e fui adiante.

Em 24/06/2012 tive um sinal de que a Ponte ia ser uma realidade, pois embora houvesse quem tivesse sugerido balsas para travessia de automóveis e passageiros, que de forma equivocada defendia uma Ponte paralela a Lomanto Junior, sem apresentar solução para os gargalos que uma obra naquele local iria infringir a população motorizada ou não, achei por bem aguardar, pois tinha confiança no que aconteceu no Centro de Convenções quando o governador declarou que cuidaria disso.

Em 24/06/2012 o Governo do estado da Bahia lança Edital para a construção de nova Ponte em Ilhéus, cujo documento tinha como objetivo a contratação de empresa especializada em consultoria na elaboração dos projetos finais de engenharia para a Ponte do Pontal em Ilhéus e o sistema viário de acesso a mesma.


O referido Edital foi publicado no DOE de 21/06.


O tempo passa e o governador Wagner veio a Ilhéus inaugurar o DPT e o Terminal Pesqueiro e daí vai a solenidade de 100 anos da ACI e o que aconteceu segue abaixo:

Ponte de 497 metros vai ligar Ilhéus-Pontal

Durante a solenidade de comemoração aos 100 anos da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), onde o governador foi homenageado com o título de sócio benemérito, Wagner autorizou a licitação de recuperação das estradas e de construção da ponte ligando Ilhéus a Pontal. A ponte terá 497 metros de extensão, conectada a um sistema viário de acesso entre o Aeroporto e a Avenida Dois de Julho.

A primeira ponte estaiada da Bahia vai melhorar o trânsito de Ilhéus, facilitando o acesso à orla, desafogando o centro e embelezando a região. O investimento previsto é de R$ 120 milhões e inclui, além da ponte, o sistema viário de acessos, indenizações, estudos ambientais e projeto. “A ponte fica pronta entre setembro e outubro de 2014 e as estradas têm um período máximo de 10 meses para a construção”, anunciou Wagner.

O projeto prevê a duplicação da estrada entre Ilhéus e Itabuna, por meio de parceria entre os governos federal e estadual. O projeto executivo de engenharia, assim como os trâmites para o licenciamento ambiental estão em fase de conclusão. A expectativa é que, após o estágio atual, seja aberto o processo de licitação com o início das obras previsto para o segundo semestre de 2013.

Quando vejo e leio que haverá " estudos ambientais" bate uma grande preocupação como adiante formalizadas:

Será que MPs vão deixar passar a oportunidade para tentar postergar sua realização?

E os ambientalistas ( que não cuidam da cidade, nem do municipio e permitem invasões de manguezais, aterro sanitário de submundo, esgoto a céu aberto próximo ao Centro de Abastecimento e tantas outras vergonhas sanitárias como point dos urubús na praia do Malhado vista inclusive dos navios que alí aportam em viagens de cruzeiro) não vão tentar obstacular as obras e melar sua realização?

E os guetos do atraso vão ficar quietos ou vão fazer grande zoada impeditiva da felicidade da cidade crescer e ter uma sensivel melhora em sua mobilidade urbana?

Serei direto na afirmativa: o povo desse municipio sofrido por tantas necessidades e carências deverá ter o apoio de nossas autoridades em defesa do sagrado direito do povo de ir e vir.

Babacas não acredito em ousadia a ponto de enfrentar uma cidade inteira, e seus passantes, visitantes, turistas e gente de bom senso e de amor a sua terra.
E por hoje é só...

E tem mais voltarei com um novo comentário sobre o assunto e indicando que você leitor use o site da seinfra.ba.gov.br e veja tudo sobre o maravilhoso projeto.

Nenhum comentário: