terça-feira, 15 de outubro de 2013

Presidente e governador anunciam metrô, VLT e BRT para Salvador e Região Metropolitana




O Governo da Bahia e a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) assinaram, nesta terça-feira (15), o contrato de concessão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, no Gran Hotel Stella Maris, na capital baiana. Com a assinatura do contrato da Parceria Público-Privada, a Linha 1 será concluída e a Linha 2 implantada.
A solenidade teve a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner, ministros, secretários baianos e outras autoridades.
Segundo o governador, serão investidos R$ 7,3 bilhões, incluindo verbas dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada, de modo que no final de 2014, a população vai poder circular e utilizar o metrô no primeiro trecho, que em seguida, será estendido até Cajazeiras/Águas Claras. Ele também lembrou que algumas obras já estão em andamento para facilitar a mobilidade urbana, a exemplo de viadutos, da duplicação da Avenida Pinto de Aguiar e da Via Expressa.
No evento, foi anunciada ainda a liberação de verbas para outras obras em Salvador, através do PAC Mobilidade. De acordo com a presidente, além do metrô de Salvador/Lauro de Freitas, do complemento da Linha 1, vai oferecer outras duas ações, melhorando o transporte público de Salvador, com a implantação de BRT (Bus Rapid Transit) da Lapa ao Iguatemi e de Águas Claras a Paripe, além do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) metropolitano (Comércio/Calçada/Paripe).

Nenhum comentário: