segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ESTADO JÁ TOMOU EMPRÉSTIMO DE R$ 5 BILHÕES PARA INVESTIMENTOS, DIZ SECRETÁRIO







O secretário da Casa Civil, Rui Costa, disse, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, que a Presidente Dilma Rousseff vai anunciar na próxima quarta–feira, quando virá a Salvador para assinar o contrato do metrô  a implantação do VLT – Veiculo Leve sobre Trilhos do Subúrbio em substituição ao chamado do trem do Subúrbio.

O secretario afirmou que é possível que a presidente atenda o pleito de levar o metrô para Águas Claras e que a construção da Avenida 29 de Março, prevista para terminar em Águas Claras, seja estendida até o subúrbio aí se encontrando com o VLT.

Costa também garantiu que metrô estará funcionando até a Estação do Retiro até setembro de 2014 e até Pirajá em janeiro de 2015 e  que a construção da Av. Pinto de Aguiar,  o viaduto de Narandiba, o viaduto do Imbuí, alça da Luis Eduardo Magalhães e a ligação com o Stiep estarão prontas no primeiro semestre do ano que vem.

Em relação aos recursos para viabilizar os investimentos, frente a difícil situação econômica do Estado, Costa  afirmou que os investimentos são feitos com empréstimos, a exemplo de empréstimos do Banco Mundial, do BNDES, do Bando do Brasil, da Caixa Econômica.

Segundo ele, o governo do Estado contraiu cerca de   R$ 5 bilhões em empréstimos junto aos bancos, incluindo o  metrô, que é um  empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.
BahiaEconômica



DILMA SÓ ASSINA CONTRATO DO METRÔ, SE CÂMARA E ASSEMBLEIA APROVAREM PROJETO


A presidente Dilma Rousseff está na dependência de dois projetos, ora em tramitação na Câmara do Vereadores de Salvador e na Assembleia Legislativa do Estado para poder assinar, na próxima quarta-feira, quando da sua visita à Bahia, os contratos relacionados ao metrô de Salvador.

A Câmara precisa aprovar a isenção do ISS das obras e da prestação dos serviços do metrô e a Assembleia precisa criar o fundo garantidor que vai subsidiar a operação do equipamento.

A Assembleia vai alterar a lei 12.610 para permitir que Estado da Bahia possa  conceder subsidio tarifário no âmbito da concessão patrocinada do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, podendo o déficit eventualmente originado ser coberto por receitas extra tarifárias, receitas alternativas, subsídios orçamentários, subsídios cruzados intrassetoriais e intersetoriais
.
BahiaEconômica

Nenhum comentário: