sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Obras no Complexo Viário do Imbuí estão em ritmo acelerado



Quem passa pela Avenida Paralela já se acostumou com o movimento de caminhões, tratores e trabalhadores da construção civil envolvidos nas obras do Complexo Viário Imbuí-Narandiba, que estão em ritmo acelerado. Para desafogar o trânsito, a região ganhará três viadutos interligando o Imbuí, Narandiba, Tancredo Neves, Boca do Rio, Costa Azul, Stiep e outros bairros. Também serão implantadas vias marginais destinadas a ligar o Centro Administrativo da Bahia (CAB) à Avenida Luis Eduardo Magalhães, devendo reduzir os retornos, maiores responsáveis pelos longos congestionamentos.

De acordo com o diretor de Obras Estruturantes, Sérgio Silva, 70% das fundações do complexo viário estão concluídas. “As obras das vias marginais também continuam em um ritmo muito bom. Estamos trabalhando todos os dias e de forma acelerada para concluir as obras entre abril e maio do próximo ano”.

Para o industriário Joteval Mendes, que passa diariamente pelo Imbuí e se depara geralmente com trânsito lento, a construção dos viadutos vai reduzir muito o fluxo de veículos no local, melhorando de forma significativa o trânsito. “A obra dará mais conforto à comunidade. É muito bem-vinda e vai agilizar o trânsito da Paralela, que fica muito engarrafado. É uma intervenção muito importante”.

Pinto de Aguiar

Além do Imbuí, também são realizadas obras estruturantes na Avenida Pinto de Aguiar, que interliga a Avenida Paralela à Orla. Com a duplicação, a via passará a ter seis pistas de tráfego, ciclovia e passeios. A obra vai ligar a Pinto de Aguiar à Paralela, formando uma via alimentadora, que poderá fazer parte de um verdadeiro corredor de transporte de alta capacidade até a Estação Pirajá, passando pela Avenida Gal Costa.

Alças de ligação com extensão de dois quilômetros entre a avenida e a BR-324 (sentidos Centro e Retiro) facilitarão o acesso à rodovia, integrando-se a todas as outras intervenções viárias previstas para melhorar o fluxo de tráfego na cidade.

Pela sua abrangência, o conjunto de intervenções viárias já iniciadas representa um investimento da ordem de R$ 164 milhões e terá também como um dos reflexos positivos, a diminuição dos crônicos congestionamentos em áreas como Iguatemi e avenidas Paralela e Tancredo Neves.

Nenhum comentário: