sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Governador visita obra da Via Expressa nesta segunda-feira



  • O governador Jaques Wagner visita, nesta segunda-feira (14), às 8h, a obra da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Em fase de conclusão, a Via Expressa recebe os últimos retoques. Parte do acabamento – itens de paisagismo e limpeza nos espaços em uso desde a primeira fase da construção – foi concluída e entregue pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

    O investimento total na intervenção viária, que diminuiu a distância entre a BR-324 e o bairro do Comércio, foi de R$ 480 milhões, feito em parceria pelos governos estadual e federal, por meio das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Infraestrutura (Seinfra).

    No paisagismo aplicado nos canteiros centrais e laterais foram requalificados passeios e calçadas em concreto, plantados aproximadamente 10 mil metros quadrados de grama, além de plantas ornamentais, coqueiros e palmeiras. No traçado dos 4.297 quilômetros da Via Expressa – que passa em Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte –, existem dez faixas de tráfego (seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga), três túneis, 14 elevados, duas passarelas, pista de rolamento e passeios.

    A Via Expressa é considerada uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ministério dos Transportes, com acompanhamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

    A obra expande as rotas de mobilidade urbana em Salvador, criando novos caminhos, como o que leva do Comércio e Calçada para o Iguatemi, a Avenida Barros Reis, a Baixa de Quintas ou a BR 324. A Via Expressa ainda liga diretamente todos esses pontos e o Cabula, facilitando o deslocamento entre este bairro e diversos pontos da cidade.

    Roteiro da visita 

    Toda a visita será feita na via segregada e será disponibilizada uma van para a imprensa. 
    Às 7h30 - concentração no estacionamento do Extra (Rótula do Abacaxi)
    Às 8h, saída pelo viaduto da Rótula; parada no viaduto da Baixa de Quintas; parada na entrada do túnel (Estrada da Rainha); atendimento à imprensa.
    AGECOM

    Nenhum comentário: