segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ponha as suas barbas de molho...A manifestação popular com ordem é válida

Não seja leitor medíocre. Use sua cabeça e pense buscando o bem comum...
Vetores como a Educação, a Saúde, a Agricultura e pecuária, a Energia, água e a logística de transportes é vital para o crescimento de municípios, regiões, e do povo que as habita. Temos (todos nós) que continuar lutando para acabar a conversa fiada, de realizações que continuam no papel e até com o slogan " Brasil é o país do futuro"; pois o Brasil é em verdade o país do hoje e o futuro será bem melhor se o presente for mais resolutivo, com órgãos oficiais sem tanta burocracia, com maior velocidade em todo amplo leque da governabilidade.

É preciso investir em pesquisas, em tecnologia como caminho para fazer crescer a produção, que ao final passará pela redução da desigualdade que é ainda enorme em nossa pátria.

Como exemplo de que precisamos mudar a velocidade das ações, citamos a Via Expressa Baía de Todos os Santos, a maior obra urbana já realizada em Salvador depois da Avenida Paralela e que está ficando pronta após quatro anos, o que configura ter inicio em um mandato e ser concluída em outro, o que é muito tempo e extremamente perigoso pela falta de obrigatoriedade legal de um governo sequenciar e concluir obra iniciada por outro. No caso dessa Via Expressa não houve o perigo pois o governo no âmbito federal era do mesmo partido e na Bahia o governo Wagner e seu empenho de sempre foi o governador nos dois períodos.

Eu  coloquei  perigoso?  Claro que sim. Gente de expressão como o arquiteto Paulo Ormindo  se expressou da forma seguinte: " Se esse recurso ( R$480 milhões, custo da Via Expressa) fosse aplicado em transporte público,teria melhor retorno".

Na democracia o pensamento é livre, o nobre professor tem sua visão e o
homem do povo aqui outra completamente contrária.

Discutir sobre o assunto leva ao que? A cidade província, inerte, parada, sem as vias de acessos, sem avenidas? 

Tem gente que sugere tirar o carro da rua, esquecendo o direito de ir e vir e por não saber ou não valorar que do preço de cada veículo de passeio que roda, metade de seu preço é imposto auferido pelo governo federal que volta para a população em forma de investimentos em obras.

Precisamos de requalificação de avenidas já existentes, de construção de outras e inclusive de Vias Expressas ( Atlântica e Linha Viva); precisamos de rede integrada dos meios de transportes que é uma forma inteligente para permitir mobilidade urbana respeitosa aos interesses de todo o povo em suas várias camadas da sociedade.


Nenhum comentário: