sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Governo federal apresenta projeto que "faveliza" a área portuária de Salvador

Bahia / Cidade por
Da Redação
Publicada em 17/10/2013 19:51:58 - Tribuna da Bahia


O atual terminal de conteineres do porto de Salvador
O atual terminal de conteineres do porto de Salvador


A Secretaria de Portos da Presidência da República está decidida a "favelizar" o porto de Salvador, exatamente o contrário do que pretende para a área portuária de Santos, em São Paulo. Lá, a ideia é aglutinar os terminais de conteineres, com o objetivo de ganhar economia de escala. Em Salvador, seguindo orientação da EBP-Estruturadora Brasileira de Projetos, deseja fazer o oposto: criar outro terminal, ao lado do existente.
"Para ser viável economicamente um terminal precisa ter escala, e para isso é imprescindível possuir uma área que permita a atracação de dois navios simultaneamente", disse à Tribuna da Bahia e ao iG Bahia o presidente da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Wilen Manteli.
O projeto do governo federal será discutido em audiência pública nessa sexta-feira (18/10). Se for aprovado, "Salvador ficará com dois terminais e, no fundo, com nenhum", explicou Manteli, esclarecendo que haverá dificuldades de atracação e desatracação dos navios, cada vez maiores.

A recomendação econômica é de que o terminal existente deveria ser ampliado...

... mas a Secretaria de Portos quer outro terminal

Como a área para a criação de outro terminal é pequena, na prática ficará inviável receber os navios cargueiros já a partir do final de 2015, porque eles terão 366 metros de comprimento, praticamente a largura de cada um dos terminais.
Cada berço de atracação, como deseja o governo federal, terá menos da metade da área de seus principais concorrentes no Brasil.

Prejuízos para a Bahia
Outra consequencia esperada será a ampliação da perda no setor de exportações. Hoje, 55% do café produzido na Bahia é exportado pelos portos de Vitória, Rio e Santos. No caso do algodão é ainda pior: 99% saem por Santos. E 62% das frutas da Bahia vão para os portos de Pecém, Natal e Suape.

Descontente com os planos federais para Salvador, o governador Jaques Wagner procurou a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para expressar sua contrariedade com a proposta. A ministra pediu a Wagner que aguarde o resultado da consulta pública e a audiência. O governador chega nessa sexta-feira da Alemanha.
Wagner disse à ministra que a solução é ampliar o atual terminal, em vez de construir outro. "Fica melhor e mais barato." Além disso, é essencial expandir o berço de atracação de 370 metros para mais 400 metros, o que ajudaria a atrair navios maiores.
Também pode haver prejuízos ao polo petroquímico de Camaçari, cujo peso na economia da Bahia supera 30%. A proposta cancela o arrendamento de duas áreas de 44 mil m² operadas pela Braskem, que acaba de anunciar, junto com o governador Jaques Wagner, a possibilidade de implantar nova fábrica em Camaçari.

Nenhum comentário: