terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ações nas áreas de aquicultura e abastecimento de água são destaques no programa desta terça-feira


Entrega de obras no interior do estado nas áreas de aquicultura, beneficiando o município de Maraú, na Costa do Dendê, e abastecimento de água em Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Remanso, no Vale do São Francisco, são assuntos de destaque no Conversa com o Governador desta terça-feira (8). No programa, Jaques Wagner também fala sobre mobilidade urbana em Salvador, especialmente com a retomada das intervenções no metrô e a finalização da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, e ainda de segurança pública, salientando a redução no índice de homicídios com as ações do programa Pacto pela Vida.

Segundo o governador, a expectativa é que a presidente Dilma Rousseff consiga um espaço na sua agenda, na próxima semana, para vir a Salvador assinar o contrato para a retomada das obras do metrô. “Aí, de período em período, nós estaremos inaugurando mais um trecho do metrô, que, finalmente está saindo do papel”, diz Wagner, informando que as intervenções já planejadas representam mais de 40 quilômetros.
Ele também afirma que a Via Expressa, “é outra obra importante de mobilidade, já praticamente pronta, está na fase final”, mantendo a expectativa da presidente da República também participar da inauguração da obra, que, como enfatiza, vai melhorar o tráfego na Cidade Baixa, na região do Porto de Salvador. “Eu espero que, ao longo da entrega dessas obras, a gente possa sentir a melhoria do tráfego da nossa querida capital”.
Interior – O governador destaca também no programa a visita que pretende fazer a todos os municípios do interior do Estado para entregar obras em diversas áreas. Nesta quarta-feira (9), por exemplo, ele vai a Maraú, no sul baiano, entregar 60 canoas para a Colônia de Pescadores, beneficiando pessoas que se dedicam à pesca artesanal.
A ação representa investimento de aproximadamente R$ 500 mil, do projeto Renovar, por meio de um convênio de cooperação entre a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). “Portanto, ajudando aos nossos pescadores e marisqueiras a melhorarem a sua qualidade de vida e a renda familiar”.
No sábado (12), o governador vai a Campo Alegre de Lourdes, no Vale do São Francisco, assinar ordem de serviço da construção do sistema integrado de abastecimento de água dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No município, a população utiliza poços. São quase R$ 80 milhões para beneficiar 27 mil pessoas na região porque ainda vai atender a distritos de Pilão Arcado e Remanso.
“Não tenho dúvida de que essa é a grande redenção de Campo Alegre de Lourdes. A obra era muito esperada. São 3.900 ligações domiciliares, e, no curso da adutora, 71 localidades atendidas. É uma obra magnífica. Será uma grande festa”, afirma Wagner, quando chegar “a água de qualidade, vinda do nosso querido rio São Francisco”.
Pacto pela Vida - O governador também destaca no programa o resultado positivo das ações realizadas pelo Pacto pela Vida, com a instalação das Bases Comunitárias de Segurança. Ao longo desses dois anos de atuação, o programa conseguiu reduzir o índice de homicídios “em toda a Bahia, particularmente em Salvador e na região metropolitana”.
De acordo com ele, as Bases Comunitárias têm se mostrado uma ferramenta também eficiente. Na maioria dos locais onde existe Base Comunitária há “redução expressiva do número de homicídios. É claro que a gente cuida de outros assuntos da segurança, mas a vida é o que nós temos de mais nobre para proteger”, diz.
Jaques Wagner informa aos ouvintes que, nesta quinta-feira (10), ele participará da reunião mensal do Comitê do Pacto Pela Vida com toda a cúpula da Segurança, Poder Judiciário, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública e alguns prefeitos em mais uma avaliação do programa.
“Eu quero dizer à população que eu sei que esse tema [Segurança Pública] hoje preocupa todas as famílias, preocupa muito a mim, como governador, e à presidenta Dilma Rousseff. Essa luta contra o crime é incessante e nós vamos até o final para dar tranquilidade à nossa juventude e às nossas famílias”, afirma o governador.
Ele explica que o Pacto pela Vida “vem trazendo resultados eficientes, com a ampliação do contingente policial, com a melhoria da infraestrutura para o trabalho, de toda a rede de comunicação e colhendo os primeiros frutos na queda de homicídios”. O governador também anuncia que, até o final do seu governo, em 2014, haverá incremento do número de Bases Comunitárias.
O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Nenhum comentário: