Foto: Carol Garcia/GOVBA
O governador Jaques Wagner, o ministro dos Transportes, César Borges, e os
secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, da Casa Civil,
Rui Costa, e de Comunicação, Robinson Almeida visitaram na manhã desta
segunda-feira (14) a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. Acompanhados da
imprensa e outras autoridades, eles saíram da Rótula do Abacaxi e seguiram pelas
novas pistas até os novos túneis que ligam a Cidade Alta e a Cidade Baixa, na
altura do porto de Salvador.
Maior intervenção viária em Salvador nos últimos 30 anos, a Via Expressa cria
uma nova opção de mobilidade que muda a forma como carros e veículos de carga se
deslocam por alguns pontos da cidade, segundo o governador.
“São três túneis e 10 pistas que abrem caminhos. Quem sair do Comércio para a
Paralela, por exemplo, não vai mais precisar passar pelo Iguatemi e fazer esse
contorno todo que faz hoje. É só pegar a Via Expressa, sair no Acesso Norte,
depois Luís Eduardo e Paralela, indo ou voltando. Isso contribui para tirar o
fluxo do olho do furacão do engarrafamento que é a região do Iguatemi”, afirmou
Wagner.
Com obras concluídas e alguns serviços complementares em execução, a Via
Expressa deve ser inaugurada até o fim deste mês, de acordo com a previsão do
secretário de Desenvolvimento Urbano. “As vias principais estão prontas. No
máximo, em 15 dias a gente está com os complementos concluídos também, e vamos
abrir para a circulação”.
Morador da região, o motorista Eduardo Estrela aproveitou a visita da
comitiva para cumprimentar o governador e elogiar o projeto. “Isso aqui vai ser
outra coisa. Com essa mudança, o trânsito ficará livre para o Barbalho e centro
da cidade. As pessoas que vierem da Liberdade, da Caixa d’Água, Pero Vaz e IAPI
vão ter a Via Expressa como escape. É uma área que fica muito engarrafada, mas
com certeza vai melhorar 100%”.
O investimento total na intervenção viária foi de R$ 480 milhões, feito em
parceria pelos governos estadual e federal, por meio das secretarias de
Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Infraestrutura (Seinfra). São 10 faixas de
trânsito (quatro exclusivas para o transporte de carga), 14 viadutos que evitam
sinaleiras e cruzamentos e três túneis.
Infográfico: GOVBA
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