terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Como uma colônia vegana finlandesa se tornou a ‘cidade do Papai Noel’ no Brasil

Curiosidade.


O turismo é hoje a principal fonte de renda de Penedo, localizada ao pé da Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro - cidade que abriga a única colônia finlandesa do país.
Porém, a cidade mudou bastante com relação a sua concepção original, conta Helena Hilden, curadora do Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo.
"Os finlandeses chegaram aqui em 1929 para fundar uma colônia naturalista, vegana e vivendo só da natureza", disse Helena à BBC.
"O líder da colonia era Toivo Uuskallio, que achava que as pessoas tinham que viver em contato com a natureza. E curiosamente o nome dele, em finlandês, siginifica esperança."
Penedo é o lar da única colônia finlandesa do país

Em busca do clima tropical

Diferentemente de outras colonias do Brasil, a colônia finlandesa de Penedo não estava buscando reproduzir a realidade da Finlandia, diz Helena.
"A ideia era buscar um lugar totalmente diferente - um clima tropical onde pudessem trabalhar o ano inteiro na terra plantando e colhendo os alimentos."
A curadora conta que sua mãe tinha cinco anos quando veio para Penedo com os pais.
"Conseguiram juntar mais ou menos 300 pessoas. Cada pessoa recebeu um pedaço da terra para plantar e cultivar."
Porém, a agricultura se mostrou insuficiente para sustentar a população. Aos poucos, o turismo passou a ser a maior atividade econômica do lugar.
Cidade recebe 100 mil turistas por ano Clima natalino o ano inteiro e natureza são os principais atrativos
Os visitantes vêm apreciar o ambiente serrano, as águas cristalinas e o clima natalino durante todo o ano.
"Só que, como Papai Noel está acostumado com o frio, e no Brasil é um pouco quente, aqui ele tem que ter ar-condicionado!", diz Helena. "Ou ele não aguenta."
Papai Noel está sempre a postos para receber visitas em Penedo Helena Hilden, curadora do museu da cultura finlandesa, diz ser importante preservar as raízes da cidade
Esta reportagem faz parte da série Hidden Rio - Rio Escondido, produzida pela BBC Brasil em inglês para o BBC World Service, que revela alguns dos extraordinários e menos conhecidos aspectos da cidade-sede dos Jogos 2016 e seus arredores.
Vídeo-reportagem e edição: Gibby Zobel, do Rio de Janeiro
                                   

Nenhum comentário: