segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Campeonato brasileiro de série “A”.




Local: Barradão (Salvador/BA) – Público Pagante 34.757

Palmeiras 2 X Vitoria 1

Com esse resultado o Vitoria ficou em 16º lugar com 45 pontos ganhos, com 12 triunfos, 51 GP e saldo negativo em gols de dois.

A partida apresentou o Palmeiras já campeão brasileiro de 2016, com equipe em sua maioria integrada por reservas, jogando um bom futebol, com mais presença em campo e merecedor do placar final.

O time baiano se dependesse de atitude, qualificação técnico-tático cairia em sua própria casa, por ter jogado um futebol desordenado, sem criatividade, embora tivesse empenho.

O Vitoria abriu o escore com Marinho e levou a virada e não teve forças para reverter à situação em campo e consequentemente o placar.

Terminada a série “A” do brasileiro de 2016, o futebol do Nordeste terá três representantes, em 2017 com o pernambucano Sport e os baianos Bahia e Vitoria. Todos eles vão ter que melhorar e muito seus times, pois não será fácil sua permanência na elite do futebol brasileiro.

Caíram da série “A” para a série “B” os clubes Internacional (RS) com 43 pontos, o Figueirense (SC) com 37 pontos, o Santa Cruz (PE) com 31 pontos e o América (MG) com 28 pontos.

Subiram da série “B” para a elite do futebol do Brasil o Atlético-GO, Avaí (SC), Vasco (RJ) e Bahia (BA).

Diante do exposto o próximo campeonato brasileiro da série “A”, terá os seguintes participantes;

De São Paulo (5) – Palmeiras – Santos – Corinthians – Ponte Preta e São Paulo;

Do Rio de Janeiro (4) – Flamengo - Botafogo – Fluminense e Vasco;

Da Bahia (2) -Bahia e Vitoria;

De Minas (2) – Atlético e Cruzeiro;

Do Paraná (2) –Atlético e Coritiba;

De Santa Catarina (2) – Avaí e Chapecoense;

De Goiás (1) – Atlético;

De Pernambuco (1)- Sport;

Do Rio Grande do Sul (1) - Grêmio.

Em resumo os dados já locados demonstram o desequilíbrio do país, em qualquer vetor analisado, inclusive no esporte que se apresenta de forma inconteste quando no futebol entre as 20 teoricamente principais equipes do futebol brasileiro estão localizadas nas seguintes regiões geográficas: Sudeste com onze (São Paulo- Rio e Minas) – Sul com cinco (Paraná – Santa Catarina e Rio Grande do Sul) – Centro Oeste com um (Goiás) e três do Nordeste (Bahia e Pernambuco).

Efetivamente o Brasil precisa ter politicas mais abrangentes ao crescimento da nação como um todo em todos os vetores que envolvem o cidadão e seus direitos básicos previstos nos princípios e fundamentos da democracia.
Esta é minha opinião.

Nenhum comentário: