sábado, 9 de março de 2013

Produção de borracha será fortalecida na Bahia

 Programa vai estimular o desenvolvimento sustentável através do cultivo do produto


Maiane Matos - Publicado no site da SICM



Visando a melhoria da qualidade do cultivo e a autossuficiência da borracha natural na Bahia, foi lançado, em Valença, pelo Secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, o Programa de Desenvolvimento do Setor de Borracha Natural (Prodebon). Lideranças políticas, agricultores, representantes de instituições públicas e privadas e sociedade civil estiveram presentes ao evento.



O aumento da renda das famílias que trabalham com agricultura familiar através da produção da borracha é um dos principais ganhos da região com o lançamento do Prodebon, que conta com a parceria do Sebrae. “São quatro módulos rurais na região, que dão possibilidade ao aumento de renda. Você vai agregar valor ao trabalho dos agricultores familiares, a partir da demanda da extração da borracha”, salientou o gestor de projetos do Sebrae, José Amândio Barbosa.



O coordenador na Unidade Regional do Sebrae em Santo Antonio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, mencionou que o programa reafirma a parceria da Instituição em mais uma iniciativa que visa o desenvolvimento dos pequenos agricultores. Ressaltando a afirmativa do coordenador, o diretor de Agricultura da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, João Bosco, completou, dizendo que o Prodebon é um programa que se inicia agora, mas com visão de longo prazo.



“Queremos atingir, com o programa, preferencialmente, o pequeno produtor, mas também o médio e o grande produtor. Nossa intenção é chegar em 2040 a 146 mil toneladas de produção da borracha efetivada”, informou o secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles.



Na oportunidade, o secretário destacou que o polo de cultivo da seringueira era concentrado apenas nas regiões do Baixo Sul, Litoral Sul e Extremo Sul da Bahia. Ainda segundo Eduardo Salles, o projeto será estendido ao Recôncavo Baiano, Agreste Baiano, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Costa do Descobrimento e Litoral Norte, correspondendo a uma superfície de 95 mil km².



Além do Sebrae e do Governo do Estado, o programa conta com a participação de diversos parceiros fundamentais, entre eles o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e cooperativas da região.

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário: