quinta-feira, 14 de março de 2013

PORTOS PRECÁRIOS AFETAM ESCOAMENTO, AVALIAM EMPRESÁRIOS

Empresários apontaram que a infraestrutura deficitária dos portos tem afetado a competitividade nacional. A constatação foi apresentada ontem (13), no Congresso Nacional, durante audiência da comissão mista do Legislativo que discute a Medida Provisória (MP) 595 que estabelece novo marco regulatório para o setor portuário.


Para o consultor de Logística da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, se a economia internacional não estivesse passando por uma crise, os portos brasileiros representariam um gargalo ainda maior para o escoamento da produção. “Não fosse a crise internacional, os portos estariam em situação deplorável”, disse Fayet.

Segundo matéria da Agência Brasil, o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Freitas Mascarenhas, fez coro e disse que, tendo por base estudos sobre a ineficiência da infraestrutura brasileira, os portos “são o principal gargalo da nossa cadeia logística”, e que isso vem comprometendo a competitividade da indústria nacional. “O Brasil figura entre as dez piores infraestruturas portuárias do mundo, ocupando a 135ª posição entre 144 países”, argumentou Freitas.

Na audiência, foram ouvidos representantes das empresas prestadoras de serviços portuários. Elas disseram que os gargalos do setor exportador não estão relacionados aos portos, mas à burocracia e à falta de investimento em acessos aos portos, como ferrovias e rodovias.

Postado p/BahiaEconomica

Nenhum comentário: