domingo, 3 de março de 2013

Energia o poder que o homem precisa melhor usar...

Energia e eletricidade
O uso corrente da eletricidade no Brasil aconteceu por volta de 1879.
Em Dezembro de 2012 o Brasil foi apontado como o 10º maior consumidor do mundo de energia elétrica  e os EUA, China, União Europeia e a India representavam 60% do consumo mundial de eletreicidade.
O Brasil é o nono maior produtor.

Ainda em Dezembro de 2012 o Brasil gerava energia elétrica com a produção originada em torno de:

Hidráulica(movida pelas águas) 65,22% - Gás natural 10,31% - Biomassa 7,63% -Derivados do Petróleo 5,71% - Carvão e Derivados 1,7% - Nuclear 1,56% - Eólica 1,41% e Importada 6,46.
 É evidente que os números acima variam e poderá apresentar em outro momento números percentuais diferenciados dos anunciados nesta postagem.

Como se observa as Hidrelétricas e as Termelétricas são as principais fontes geradoras de energia elétrica.

É sempre bom repetir que a eletricidade desempenha papel fundamental na sociedade moderna e não há desenvolvimento onde há carência de energia. Entretanto não é o bastante ter boas usinas geradoras de energia sem avançadas linhas de Transmissões que é o processo de transporte de energia entre dois pontos e as mais potentes são as de 750KV e as linhas de Distribuição são de 13,8 KV.

As linhas de Transmissões são´aéreas - subterrâneas e Submarinas e os equipamentos de grande importância e imprescindivel são as Torres - Isoladores -Subestações, LTs e LDs e outras mais.

E qual a razão para tantas informações? Foram construidas na Bahia usinas de energia Eólicas mais a CHESF ainda não construiu as LTS e consequentemente não disponibilizou as linhas de Transmissões gerando prejuizos.

Técnicos entendidos em energia tem deixado bem claro que deveremos concluir as Hidrelétricas que estão em construções, continuar investindo na energia Eólica( energia gerada pelos ventos) não esquecendo  da Energia Solar, a qual se não houver modificações climáticas expressivas será a principal fonte da energia elétrica do futuro.

Há noticias de que a Eletrobrás já estuda essas fontes além da geotérmica.

No momento em que vivemos o Brasil e o Deserto de Saara são os territórios com maior capacidade de captação de energia Solar.
O que vem a ser Deserto? É a área cuja cobertura vegetal é esparsa ou ausente e aprecipitação é baixa ou muito baixa.
Podem existir Desertos tanto em regiões quentes (SAARA) como em regiões frias (ÁRTICO). Em verdade são regiões em condições atmosférica extremas.
O maior Deserto da terra é o ÁRTICO e o segundo o Deserto de SAARA, que pelas condições quentes é sem dúvida o lugar de melhor poder de captação para energia Solar.
Deserto do Saara
Bioma Deserto
Largura 1800 km
Comprimento 4800 km
Área 9 400 000 km²

Países Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia Parte da África Rios Rio Nilo Ponto mais alto 3445 metros (Emi Koussi)


O Deserto do Saara (português brasileiro) ou Deserto do Sara, Deserto do Saara, é popularmente conhecido como o maior e o mais quente deserto do mundo.

Oficialmente, é o segundo maior deserto da Terra, logo após da Antártica, pois esta última também é um deserto. Localizado no Norte da África, tem uma área total de 9 065 000 km², sendo sua área equiparável à da Europa (10 400 000 km²) e à área dos Estados Unidos, e maior que a área de muitos países continentais tais como Brasil, Austrália e Índia. O nome Saara é uma transliteração da palavra árabe صحراء, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Atualmente vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na região do Saara.(informações obtidas através pesquisas em vários sites)


De volta ao nosso país que encontra-se em fase de desenvolvimento e conforme o modismo é um dos grandes emergentes, precisa e muito de bastante energia elétrica, haja vista parte da energia consumida é importada

Temos que continuar investindo em Hidrelétricas, em Eólicas, em Biomassa e melhorando os estudos para implementar a energia Solar.

Ilhéus está preparada em termos de energia elétrica para os grandes aportes fdinanceiros que acontecerão com a construção do Complexo Intermodal com o surgimento de indústrias de vários segmentos?

É muito bom as autoridades se apressarem para a disponibilização desses equipamentos que serão em breve necessários.

E por hoje nesse vetor é só.

Nenhum comentário: