quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Porto de Salvador registra exportação recorde de soja

Volume embarcado para a Ásia corresponde a 14 vezes mais que a movimentação do produto no mesmo período de 2012


O Terminal de Conteineres do Porto de Salvador (Tecon) embarcou para o mercado asiático 300 toneladas de soja não transgênica no ultimo final de semana, o que corresponde a 14 vezes mais que a movimentação do produto no mesmo período do ano passado. A Tecon pretende encerrar 2013 com envio total de 1,7 mil toneladas do produto para a região.

“A Ásia é bastante representativa para nós”, disse o diretor-geral da Tecon, Demir Lourenço, em conversa com o jornal A Tarde. A região representa 31% de toda a movimentação de cargas da área. De 2012 até agora o Terminal teve um crescimento de 20% no embarque de soja para o continente asiático.

Nesta terça-feira (10.09) o Porto de Salvador foi apresentado a Li Haitong, conselheiro comercial da China no Brasil, onde ouviu de representantes e empresários baianos o apelo para a implantação de uma linha de navegação direta entre Bahia e Ásia.
Segundo o empresário Jacques Ivo Krause, responsável pela empresa de eletrodomésticos Mondial, a situação do Porto é melhor que em 2002 quando iniciaram suas operações, mas lamenta a falta de uma ligação direta com a China.

“Hoje demora em média 60 dias, mas este prazo poderia ser de 30 dias”, disse o Jacques. A Mondial importa produtos e também matéria-primas para China.

 

Fonte: Bahia Econômica

Nenhum comentário: