quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Via Expressa melhora a mobilidade em Salvador e amplia capacidade do porto

Cidade
Publicada em 25.09.13 - Tribuna da Bahia
A Via Expressa, em Salvador
A Via Expressa, em Salvador
Com conclusão prevista para o próximo mês, a Via Expressa Baía de Todos os Santos firma-se como a grande aposta do governo para alavancar a mobilidade de Salvador. Se o avanço das obras fez o tráfego nas regiões da Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Largo Dois Leões e Baixa de Quintas fluir com mais facilidade, a entrega da via completa e retirada do tráfego pesado de avenidas como Bonocô e San Martin promete outros impactos positivos. Segurança no trânsito, com redução de acidentes e do tempo de ir e vir estão na pauta, mas outros reflexos vêm sendo apontados na economia, mais especificamente no setor portuário.
Inicialmente projetada como uma via portuária, a Via Expressa BTS evoluiu para uma intervenção abrangente, mas consolidou um elo logístico integrador do acesso ao Porto de Salvador, com incremento das relações comerciais e aumento de competitividade da Bahia. E o mercado celebra, já que por muito tempo os principais atores do segmento foram prejudicados por questões como falta de espaço para movimentação de contêineres, cargas gerais e recepção de cruzeiros marítimos, assim como limitações de acessibilidade marítima e terrestre.
Investimentos
Hoje, após dois anos com obras de ampliação da capacidade do porto e investimentos na dragagem de aprofundamento para 15 metros, em pouco tempo os empresários do setor entendem será vencida a barreira que faltava, a terrestre. Com 4.3 km, ligando a BR-324 ao bairro do Comércio, a Via Expressa vai abrir caminho livre para o primeiro porto na Região Norte/Nordeste em movimentação de contêineres e um dos maiores em exportação de frutas.
O passo a passo para a queda dos obstáculos pode ser mais bem entendido com foco sobre as diferentes etapas. Sob a ótica da capacidade, a solução veio após o período de dois anos das obras de ampliação da capacidade do Terminal de Contêineres de Salvador - Tecon, empresa do grupo Wilson Sons, que investiu R$ 180 milhões para ampliar a movimentação do terminal de 250 mil TEUs/ ano para 530 mil TEUs/ano.
Hoje a exportação de commodities agrícolas via Salvador tornou-se viável, considerando inclusive a proximidade das áreas produtoras. Salvador dista 900 km da maior região produtora agrícola do estado, o oeste baiano, comparando aos 1.700 km de distância ao Porto de Santos, por exemplo. Tanto que a previsão é que, até o final de 2013, o Porto de Salvador deverá exportar 1,7 mil toneladas de soja em contêineres, saindo do oeste.
Vanguarda
Também para o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, José Muniz Rebouças, a Via Expressa viabiliza o processo de crescimento das operações do Porto de Salvador, integrando-se ao conjunto de investimentos que vêm sendo realizados nos últimos três anos, pelo Poder Público e iniciativa privada, da ordem de R$ 800 milhões. “De certa forma, o Porto de Salvador antecipa o modelo que se quer para o setor portuário brasileiro como um todo. Aqui, o Poder Público e a iniciativa privada somam esforços buscando maior eficiência e produtividade, impactando positivamente no desenvolvimento econômico”, sintetiza Rebouças.
Para o presidente da Codeba, a Via Expressa vai permitir ao Porto de Salvador continuar com o seu processo de crescimento, sem provocar impactos negativos ao ordenamento da cidade, evitando congestionar o trânsito com extensas filas de caminhões. “Nos últimos anos temos registrado crescimento na casa dos dois dígitos e precisávamos de soluções logísticas que nos permitissem manter o ritmo de crescimento. Hoje, já recebemos navios com mais de 10 mil TUs e temos que criar as condições para recebermos embarcações ainda maiores”. Como o Porto funciona em regime de 24 horas, Rebouças acredita que a Via Expressa vai otimizar ainda mais a movimentação de carga, reduzindo o carregamento e descarregamento dos navios. Para isso, a Codeba vai construir um novo pátio de manobras, na confluência com a nova via.
Obra custou o total de R$ 480 milhões
A importância da Via Expressa BTS para a mobilidade de Salvador é manifestada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, que avalia: “A Via Expressa Baía de Todos os Santos é uma das maiores obras viárias urbanas em execução no país. Faz parte de um conjunto de intervenções estruturantes em mobilidade urbana que o governo do estado, em parceria com o governo federal, está executando na capital baiana e que vai redesenhar a malha viária local. Um legado do governo Wagner para a população e as gerações futuras”.
Para o setor portuário, um olhar sobre a última barreira por vencer, a rodoviária, lança o foco sobre a Via Expressa BTS e explica-se em números. Se na estrutura viária de hoje trafegam na Bonocô (da Fonte Nova para o Iguatemi) cerca de 2.030 veículos de carga/dia, sendo 1569 caminhões e 461 carretas, com a Via Expressa o fluxo estimado é de pelo menos 3.500 veículos de carga/dia. Somam-se a esses caminhões e carretas que circularão no novo elo logístico integrador outros 59,5 mil veículos leves e ônibus, o que deve gerar uma média de 63 mil veículos por dia na via, liberando o fluxo do trânsito de hoje. Não seria otimismo prever diminuição dos congestionamentos.
Ao circular pela Via Expressa, o motorista terá uma redução de 3,2 km no trajeto da BR-324 ao Porto de Salvador. Dos hoje 7,497 km rodados, o trajeto terá apenas 4,297 km, na via que perpassa Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte. São 10 faixas de tráfego - sendo seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga -, três túneis, 14 elevados, duas passarelas, além de ciclovia, pista de rolamento e passeios.
A obra executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder está em fase final, concretizada com um investimento de R$ 480 milhões. Atualmente, são realizados serviços de pavimentação e urbanização concentrados na Estrada da Rainha, próximo ao bairro do Comércio, que será acessado por meio dos túneis construídos no local, sendo que um deles é duplo, para segregar o tráfego de veículos pesados.
Para o presidente da Conder, José Lúcio Lima Machado, a Via Expressa combina benefícios diretos não só para a economia, com a diminuição da distância entre a BR-324 e o bairro do Comércio, como para o trânsito em avenidas importantes, como a Bonocô e a San Martin, que ficarão livres do tráfego pesado. O gestor público faz uma análise direta: “Acessibilidade ao Porto de Salvador e elemento de apoio aos que utilizam sua logística, diminuição de gargalos crônicos no trânsito, valorização do Centro Antigo e criação de novo acesso entre as Cidades Baixa e Alta constituem-se em carros-chefes de sua implantação”.
O investimento é feito graças à parceria do governo do estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura, com o governo federal.

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