Obras na BR-116: Otto cobra fim de contrato e diz que agências têm ‘ambiente de traficância’
por Evilásio Júnior - Bahia NoticiasFoto: Francis Juliano/ Bahia Notícias
Após ficar mais de uma hora preso em um
engarrafamento de 20 quilômetros na BR-116, na altura do município de Feira de
Santana, devido a obras de recapeamento em um trecho de cerca de 30 metros, na
manhã deste sábado (14), o governador em exercício, Otto Alencar, cobrou o
rompimento do convênio do governo federal, via Agência Nacional dos Transportes
Terrestres (ANTT), com a concessionária Via Bahia. Secretário de Infraestrutura
do Estado, ele comparou a situação nas rodovias administradas pela empresa à
antiga gestão do ferry boat, em que ele mesmo denunciou a companhia TWB ao
Ministério Público e antecipou o fim do contrato. “Há uma complacência na
fiscalização da ANTT que cheira mal. Eu já teria denunciado a caducidade do
contrato há muito tempo. Não há planejamento algum e capacidade para fazer uma
obra rapidamente sem causar transtornos ao cidadão. A Via Bahia já deu todos os
motivos para ser denunciada: a cratera na BR-324, que daqui a pouco vai chegar a
nove meses de gestação, não concluiu a duplicação das rodovias, não fez em tempo
as obras do anel viário de Feira de Santana... É intolerável”, protestou. Na sua
avaliação, a culpa do problema é a “centralização do poder” das agências
fiscalizadoras no Distrito Federal, controladas por “gente que tem mandato”.
“Elas deviam ser estaduais. E não é só a ANTT não. Essas agências têm diretores
que vivem em Brasília divorciados da realidade. Eles se elegem pelo voto dos
parlamentares, prometem mundos e fundos, depois sentam na cadeira e ficam
completamente desligados. A antessala dos gabinetes é um ambiente de
traficância”, disparou Otto, em relação à sabatina de aprovação dos nomes pelo
Congresso Nacional. Atualmente, o diretor-geral da ANTT é Jorge Luiz Macedo
Bastos, indicado pelo PMDB de Minas Gerais – foi assessor do senador Hélio Costa
e seu suplente, Wellington Salgado.
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