sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Enigmas matemáticos que ninguém foi capaz de resolver valem milhões de dólares

Pense grande ouse em ganhar uma fortuna e se for ambicioso e acreditar ser capaz,leia abaixo e tome uma posição.

da Livraria da Folha


Em "Os Mistérios dos Números", Marcus du Sautoy, professor no Instituto de Matemática da Universidade de Oxford e pesquisador da Royal Society, apresenta cinco enigmas matemáticos que, até agora, ninguém conseguiu solucionar.
Divulgação
Autor reúne inúmeros problemas, contando a história por trás deles
Autor reúne inúmeros problemas, contando a história por trás deles
"Resolver um desses enigmas não lhe trará apenas renome na matemática --trará também uma fortuna astronômica", escreve Sautoy. "Um empresário americano, Landon Clay, ofereceu o prêmio de US$ 1 milhão para a solução de cada um desses mistérios matemáticos".
Pode parecer estranho que um empresário arrisque uma fortuna em charadas numéricas. Porém, basta se lembrar de que a ciência, a tecnologia e a economia dependem dos números para gerar riqueza. A premiação de Clay é um investimento que provavelmente trará um lucro ainda maior.
A cada capítulo do livro, um dos mistérios matemáticos é exposto pelo autor --"O Estranho Caso dos Infinitos Números Primos", "A História da Forma Imprecisa", "O Segredo da Sequência Vencedora", "O Caso do Código Impossível de Ser Quebrado" e "Em Busca da Predição do Futuro".
"Nesses cinco capítulos, quero trazer a matemática para a vida, mostrar a você parte da grande matemática que descobrimos até hoje", diz o autor. Além dos desafios milionários, Sautoy ensina como medir o tamanho de um país, criar uma senha impossível de ser violada, a ganhar no pôquer e no Banco Imobiliário, atirar corretamente um bumerangue e falsificar uma obra do pintor Jackson Pollock.

Marcus du Sautoy também é autor de "A Música dos Números Primos". "Os Mistérios dos Números", publicado no Brasil pela editora Zahar, tem lançamento previsto para o dia 22 deste mês. 

Nenhum comentário: