terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ferrovias – Portos – Estradas de Rodagens e ações construtivas necessárias para o desenvolvimento

Parte 2/3

A logística de transportes que é problema antigo tem impedido o desenvolvimento do Oeste da Bahia e a cada ano fica pior, pois tem se agravado a cada ano, pois a medida que a produção aumenta é desalentadora e caótica como vai ser transportada.

O Oeste da Bahia participa com 5% aproximados de toda a colheita prevista na próxima safra no Brasil e os problemas tendem a sufocar os produtores dessa região.

É bom que se afirme que as exportações vem sendo processadas pelos portos da Bahia, São Paulo, Paraná, Espirito Santo e Pernambuco. Na Bahia o Porto do Malhado em Ilhéus perdeu a condição de exportador do soja em consequência do pouco calado que impede embarcações de maior porte atracarem.

Daí cabe uma pergunta: Se o Porto Sul já estivesse construído qual a tendência lógica para a exportação do soja, milho, algodão produzidos no Oeste da Bahia?

Recentemente o Porto de Salvador (Tecon) no terminal de Contêineres embarcou 300 t de soja não transgênica para o mercado asiático, que representa volume correspondente a mais de 14 vezes do contabilizado no ano de 2012. E a estimativa de embarques até o final deste ano é de 1.700 mil toneladas o que equivale a 31% de toda movimentação de carga na área.

Os rumores são fortes e os entendimentos estão em processamento, daí existir amplas possibilidades de vir a funcionar linha de embarque/desembarque para a Ásia, notadamente a China o que reduziria o tempo gasto em torno de 50%, pois hoje gasta em torno de 60(sessenta ) dias e passaria a 30 dias,

A produção de soja c calculada em 2,5 milhões de toneladas será embarcada para o exterior via terminal privativo do grupo M.Dias Branco,em Aratu que no entanto não tem capacidade suficiente para escoar todo o produto.

Quantos caminhões estarão trafegando nas estradas ? E como imaginar a fila de caminhões no ano que vem muito maior e com certeza em 2014 o gargalo será impossível de administrar sem grandes prejuízos.

O Algodão continua saindo pelos Portos de Santos (SP) e Paranaguá(PR). Outros produtos sairão também pelos portos do Espirito Santo , suape(PE).

E o Porto Sul quando vai sair efetivamente do papel?

Atualmente a região do Oeste baiano produz 8 milhões de toneladas de grãos e os produtores tem área plantável, boa tecnologia, recursos e créditos e pode elevar a produção para perto de 25 milhões de toneladas.

Cabe algumas perguntas:
a) Quais os grupos interessados para que a região e a Bahia não exporte seus produtos por seus portos inclusive o Porto Sul?
B) Quando realmente  vão começar as obras do Porto Sul?
c) Quando a Ferrovia Oeste/Leste vai ganhar uma aceleração condizente com o tempo estimado para sua conclusão e funcionamento?
d)Quando as estradas de rodagens serão ampliadas,requalificadas e construídas outras que somadas a Ferrovia Oeste/Leste serão vetores para o desenvolvimento e progresso da região?

continua...

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