sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PROPOSTA PARA INVESTIMENTOS EM AQUICULTURA NO OESTE É APRESENTADA


 
Com o objetivo de realizar ações estruturantes para a aquicultura no Oeste da Bahia, A Codevasf e a Bahia Pesca estão desenvolvendo um plano estratégico para fortalecer o polo de piscicultura da região. A ideia é estimular o crescimento de toda a cadeia produtiva, desde a produção eficiente do alevino até os arranjos voltados para a comercialização e escoamento da produção, beneficiando 1.000 produtores familiares, com um aporte de R$ 13 milhões. 
 
A região produz 12,53 % das 17 mil toneladas da aquicultura continental e é responsável por cerca 16,47 % da produção de pescado do Estado, atingindo a marca de 2.131 toneladas de pescado em 2012. “Mas o Oeste baiano possui grande potencial, sendo o maior produtor de peixes em viveiro escavado da Bahia e o segundo maior polo de piscicultura do Estado se encontra nesta região”, ressalta o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, informando ainda que as 15 associações de pequenos produtores na região, garantem uma oferta de pescado na ordem de 1.231 toneladas.  
 
Com a dinamização da atividade as empresas esperam mudar o perfil produtivo do Oeste em apenas dois anos. “Vamos subsidiar a produção de base familiar, impulsionar o processo produtivo com a implantação de estruturas físicas eficazes e suprir as demandas de alevinos e juvenis”, enfatiza o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, explicando que todas as ações visam garantir a qualidade do produto beneficiado e desenvolver pesquisa aplicada à cadeia produtiva da aquicultura continental.  
 

Para a Analista de Desenvolvimento Regional da Codevasf, Walkyria Pignata, outro aspecto importante do plano é o resgate da atividade para piscicultores que já desenvolvem a atividade há mais de vinte anos na região. “Temos uma enorme responsabilidade social com esses pequenos produtores. E com a inserção da unidade, poderemos auxiliar também o escoamento da produção, promovendo melhoria de renda e de trabalho para os piscicultores”, finaliza.

Afinal pensargrande tem afirmado: É esse o Oeste que precisa de estradas de rodagens, da Ferrovia Oeste/Leste, do uso do transporte pelos rios...enfim o poder público federal tem que fazer investimentos para ajudar aumentar a produção da região.

Nenhum comentário: