Capitulo II
É verdade que o tempo passa,mas, a luta continua para vencer a burocracia existente,o poder econômico, a força dos estados do sudeste e sul,os interesses que tentam impedir o direito do Brasil deixar de ser desigual.
A lógica de acabar a desigualdade, não é um sonho, uma utopia, uma fantasia de que os estados do norte e nordeste do país podem desenvolver,crescer,transformando a nação em uma verdadeira potencia mundial.
Para tanto contamos com as determinações politicas do governo Wagner e de seus aliados buscando a cada instante, em todos momentos disponíveis e possiveis a superação dos travamentos de obras importantes para a região como a Fiol, o Porto Sul e outras tantas na abrangência construtivas de estradas, ferrovias, portos, aeroportos, enfim obras de infraestrutura vetor fundamental para o fazer crescer, com o bem estar social, com a saúde, a educação e o emprego.
Sei que os inimigos tentam desarticular o esforço do Estado em se tornar grande no cenário socio-econômico e financeiro,objetivo único dos inimigos da Bahia e de seu povo.
Entretanto um exemplo do empenho do governo Wagner e de seus aliados pode ser sentido pelas noticias a seguir postadas:
No site da Seinfra (http://www.seinfra.ba.gov.br/)Em 26/3 - Aprovação da MP dos Portos consolidará o Porto Sul;
Em 06/6 - Governo concede área para implantação do terminal no Porto Sul;
Em 06/6 - Bahia assina primeira concessão em novo modelo;
Em 07/6 - Porto Sul será o primeiro do país a se beneficiar da MP dos Portos;
Em 08/7 - terminais privados do Porto Sul são autorizados pelo governo federal.
No site da Secom (http://www.agecom.ba.gov.br/)
Em 29/8 - Workshop Seinp apresenta situação do Porto Sul;
Em 15/8 - terminais do Porto Sul são habilitados pela agência de Trasnportes Aquaviários
No site do BahiaEconômica (http://www.bahiaeconomica.com.br/)
Em 05/8 - Governo disponibiliza R$2mi do Tesouro como sócio de Terminal no Porto Sul;
Em 06/8 - Estado será acionista do terminal do Porto Sul,um investimento de R$2 Bi;
Em 15/8 - terminais do Porto Sul habilitados pela Antaq.
Noticia do site da Bamin
Terminal de Embarque Privativo
Terminal de Embarque Privativo
Visando garantir a exportação do minério de
ferro concentrado, a Bahia Mineração construirá um terminal de embarque
privativo na região de Aritaguá, em Ilhéus, litoral sul do estado da Bahia.
A retro-área, área própria para
armazenamento de cargas, do terminal da Bahia Mineração será dividida em duas
partes: a área de processo e a área de infraestrutura.
A área de processo é formada pelas
instalações de recebimento do minério de ferro e pelas pilhas de estoque do
mesmo. Este minério será levado para o píer de embarque off-shore através de uma esteira de
transporte totalmente coberta, evitando a suspensão de pó de minério de ferro,
mesmo sem este apresentar riscos ao meio ambiente.
Já a área de infraestrutura abrigará as
instalações de serviços e utilidades, englobando a torre de controle e
operação, as subestações de energia elétrica, bem como os prédios
administrativos da portaria, administração, alfândega, arquivo, posto de
abastecimento, oficina, vestiários, refeitórios e posto médico.
O píer de embarque off-shore será construído a 3,5 km
da praia devido à necessidade dos navios que transportam minério de ferro só
poderem atracar em locais com uma profundidade superior a 18 metros .
Continua...
Continua...
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