quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mobilidade urbana de Salvador é o foco deste comentário. A cidade precisa de novas Vias Expressas...

Quantas pessoas podem morrer sem receber socorro em Salvador por conta dos imensos engarrafamentos?

A terceira capital do país em população teve um espantoso crescimento anual no número de veículos que trafegam em suas avenidas, ruas.praça, vielas e becos.

Conforme Editorial do jornal A Tarde Salvador teria 767 mil veículos, dos quais são representados por 73% de automóveis, 14% por Motos e 1,6% por ônibus e vai mais além quando informa de que o baiano e residentes em Salvador tem um elevado contingente de  35,3% que andam a pé e 31,5% usam todos os dias ônibus.

Verdade ou mentira ? Não vem ao caso. Salvador da área do Iguatemi em direção ao norte e principalmente a Lauro de Freitas temos apenas a Avenida Paralela, o que equivale afirmar de que precisamos do Metrô, da requalificação de todas as avenidas da área e principalmente da construção da Via Expressa Linha Viva e Avenida Atlântica.

Existe programa de mobilidade não motorizada para a cidade de Salvador, denominado de Cidade Bicicleta ( mobilidade para Todos) com custo estimado de cerca de R$40 milhões abrangendo suas ações a Salvador e a Lauro de Freitas O custo dessas obras seriam mais/ou menos de R$27 milhões para as vias novas a serem projetadas, R$5 milhões para a requalificações das existentes, R$3 milhões para projetos e R$5 milhões a serem gastos em Lauro de Freitas.

Um lembrete apenas: Salvador é uma cidade de altos e baixos.morros e vales, dificultando a construção de ciclovias. Entretanto tem projetos.

 A intenção não é criar polemica, criar problemas, mas ajudar a abrir os olhos daqueles órgãos que só fazem atrapalhar:  Em 2001 Salvador registrou o emplacamento de 344.010 veículos e 2011 com um acréscimo de 96% o número pulou para 668.472. Afora isso quantos são os veículos que rodam com outras placas de municípios.e até de outros estados?

Por informações de órgãos oficiais a cada mês são mais 3.000 veículos em circulação, a cidade Bicicleta teria iniciada suas obras no primeiro semestre de 2013. Será que realmente saíram do papel?

Quantas novas avenidas foram construídas? Com a palavra  os gestores com poder de mando.




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