Com o ‘Alerta aos Navegantes’, divulgado pela Marinha, a Geofort Fundações iniciou nesta sexta-feira (6) os estudos de sondagem na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e potenciais locais das fundações da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, para identificar rochas sedimentares, trechos de lama e outras especificidades do solo e subsolo. Dentre os 16 furos previstos, 12 serão no mar, ao longo do traçado previsto do empreendimento, que terá 12 quilômetros de extensão.
O secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, destaca os procedimentos seguidos para garantir segurança e modificar o mínimo possível as atividades nas regiões do estudo. “Buscamos a permissão tanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quanto da Marinha do Brasil, que, através da Capitania dos Portos da Bahia, recebeu um plano de sondagem com data e local das atividades, a fim de orientar outras embarcações”.
O responsável técnico e engenheiro de segurança do trabalho, Edirailton Filho, explica que a sondagem consiste em furos de apenas 75 milímetros de diâmetro, que podem chegar até 120 metros de profundidade, a partir do piso de apoio da sonda. “A sondagem não causa qualquer transtorno à população e à navegação. É apenas uma perfuração, sem o uso de produtos químicos, que preserva o ecossistema local”.
A balsa com as equipes e os equipamentos ficará em cada ponto de estudo por cerca de cinco dias. As embarcações foram subcontratadas pela Geofort junto à Belov Engenharia, empresa baiana com vasta experiência em atividades na BTS. O último furo de sondagem está previsto para novembro deste ano e o resultado completo dos estudos deve ser entregue no mês seguinte.
Dinamização do eixo litorâneo sul baiano
A ponte Salvador-Ilha de Itaparica é parte de um plano de desenvolvimento socioeconômico da Bahia, cujo objetivo é dinamizar o eixo litorâneo sul, permitindo o surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador).
O cronograma de ações deste ano inclui ainda a contratação de estudos de engenharia e impactos ambientais (EIA-Rima) e urbanísticos, que estão em processo final de licitação. Além disso, nas próximas semanas, deve ser firmado um convênio para estudos hidráulicos marítimos, além de licitação para estudos culturais e imateriais.
O lançamento do edital para construção e concessão da ponte, por sua vez, está previsto para o primeiro trimestre de 2014. O investimento estimado é de R$ 7 bilhões e todas as intervenções serão concluídas entre 48 e 60 meses. Mais informações no site da ponte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário