segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PORTO DE SALVADOR RECEBE CARGA ESPECIAL PARA FÁBRICA DA SUZANO




O Tecon Salvador recebeu no último sábado (28) uma grande descarga de sulfeto de sódio destinado à nova planta da Suzano Papel e Celulose no Maranhão, prevista para ser inaugurada ainda este ano. Foram desembarcados 120 contêineres, totalizando três mil toneladas do composto químico, que será utilizado como parte da matéria-prima para fabricação de papel em uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo.

Entre os terminais concorrentes para armazenar a carga, o Tecon Salvador foi o único a obter o CR (Certificado de Registro) do Exército, o que viabilizou o recebimento e armazenagem do composto químico no Porto. Para emitir o CR, o Exército realiza uma vistoria de certificação a fim de analisar se o terminal atende a todos os critérios estabelecidos em legislação específica para manuseio de cargas controladas.

“Concorremos com grandes portos do Nordeste, como Suape, Pecém e Itaqui, porém somente o Tecon Salvador atendia aos critérios e estava certificado pelo Exército para o recebimento desse volume de sulfeto de sódio”, afirma o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior.

Essa é a primeira vez que a Suzano utiliza os serviços do terminal. Com esse volume de sulfeto de sódio, proveniente da China, será possível realizar o start-up da planta, que terá capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano para exportação.
Bahiaeconômica

Nenhum comentário: