sábado, 14 de setembro de 2013

Sempre fui contra a violência de qualquer espécie

Em regime de governo a Democracia com todas possíveis falhas existentes é certamente o mais justo caminho para governar...principalmente quando os direitos e deveres são observados na forma das leis vigentes.

Esse preâmbulo é para dentro de uma conceituação de legalidade publicar um artigo de autoria de Hélio Pólvora, Escritor e membro da Academia de Letras da Bahia que considero de alta valia e pertinência com o momento atual que vivemos.
"Quem tem medo de cara limpa?"   - Publicado no jornal A Tarde de 8/9/2013.

Aquele  que receia expor o rosto em manifestações públicas não quer ser identificado. E por que prefere ocultar-se?

Muitas vezes porque comete vilanias. Há quem se mascare no carnaval,no futebol, em festas e no teatro, por divertimento e necessidade de tal desempenho. Mas a máscara, em geral, está associada a encobrimento.
 É recurso de bandido que assalta,depreda,rouba e mata.

Essa conclusão seria elementar, e, no entanto,os debatedores engajados a ignoram. Discute-se muito no País,quase todos aferrados a convicções de sua conveniência.esquecidos de que a cidadania pressupõe o bom senso de não colidir com os direitos alheios.

Democracia é a prática consciente de direitos que se respeitam.
Tem mais a ver com a ditadura de opinião o ato dos que, a pretexto de defender direitos,fecham ruas e rodovias,paralisam o trânsito,provocam morte de pessoas em busca de socorro médico.

Dos que se encapuzam e, em meio a marchas de protesto, agridem a policia,apedrejam,depredam o bem público,arrombam e saqueiam. E ensejam, nesses  casos, a contra partida da violência policial.
Isso é perigoso. O país está desorganizado,desequilibrado,desrespeitoso. Predomina a insubordinação.

Se têm reivindicações,por que o capuz? O normal é que mostrem o rosto,como exemplo de participação e cidadania. E aguardem, sem covardia moral,as consequências.
Bem faz o Ministério Público do Rio de Janeiro quando aprova a identificação por meio suasório de encapuzados. Não estamos em baile de máscaras. Estamos em um País que quer ser sério e melhorar vidas secas.
Cinco baderneiros,encapuzados foram presos no Rio de Janeiro.

Em Salvador, graças a um desabafo público do Vice-Governador Otto de Alencar,tenta-se garantir o principio constitucional do livre trânsito.
Um contestador argumentará. "O governo é o maior vândalo! Manieta, bagunça e anda de cara limpa".

Ora, maus governantes  não justificam o terrorismo. Melhor é o exorcismo do voto consciente.

Pensargrande diz:

Muito bom artigo,é de se louvar a defesa dos interesses de todos nós, integrantes da população, que de forma humilde e humana queremos a ordem, o desenvolvimento, com liberdade respeitosa de pensamentos, da prática religiosa, da escolha partidária, do poder escolher o time do coração, as cores e os sons de preferência... enfim a liberdade com respeito as leis vigentes e o resto é aguardar as eleições e votar certo, pois as luzes da liberdade continua acesas,mas com a violência tudo no futuro poderá acontecer.




Nenhum comentário: