Capitulo 1:
Resultado dos Projetos de Logísticas Bahia
Reunião Cepram, Fevereiro 2008
Secretaria de Ind.Com, Mineração, governo da Bahia
A Bahia & Centro Oeste ( Integração Intra - estadual e com MT,TO,GO E DF)
Muito embora a abrangência dos estudos trate de várias intervenções construtivas como Corredor Rodoviário Oeste/Leste, Ferrovia Oeste/Leste, Novo Complexo Portuário Porto Sul,Novo Aeroporto,Porto Pesqueiro, modernização e ampliação da FCA Norte e FCA Sul, Porto de Salvador, do Complexo Portuário de Aratu, o que interessa a Pensargrande no momento é o PORTO SUL e por isso de forma resumida dou a seguir informações embasadas em realidade que foi vivenciada e que estamos vendo acontecer.
PORTO SUL e os sítios portuários analisados no sul da Bahia.
Os Estudos visavam a construção de um Porto estadual Off - SHORE com elevada eficiência,baixo custo operacional, modelagem regulatória jurídica e institucional atualizada, total observância as leis ambientais minimizando os impactos a natureza,com tratamento integral de resíduos com uso e aplicação de alta tecnologia,formações de cinturões verdes com espécies nativas,e muitas outras implementações cientificas modernas e defendidas internacionalmente pelos ambientalistas. Tudo isso sujeito a diversas Audiências Públicas.
Sítios Analisados e suas notas finais (notas que iam de 0 a 5)
01-Porto do Malhado em Ilhéus - 3,28
02-Distrito Industrial - 2,90
03-ARITAGUÁ - 3,63 (2º colocado)
04-PONTA DO RAMO - 4,11( 1º Lugar)
05-Serra Grande - 2,59
06-campinho - 2,95 ( baía de Camamu)
Os aspectos analisados levaram em consideração aos seguintes itens ; Localização Portuária / Acessibilidade / Retroaria e Meio ambiente
O local inicialmente escolhido foi o da Ponta do Ramo. Em razão de sérias dificuldades, pressões de todas origens (não queremos reviver tanto lenga-lenga, jogo de interesses e afins), o local foi modificado para a opção classificada em 2º lugar, o sítio de Aritaguá.
E o tempo passou, o Brasil se modificou e cresceu,tanto é que em 2005 nosso país era apontado como a 10ª economia mundial e a estimativa do FMI nos coloca hoje como a 6ª economia e participante do BRIC que foi criado em 2001 tendo como parceiros a China, a Rússia e a Índia.
A título de ilustração os países considerados como de 1º mundo são Alemanha, EUA,França,Japão e Reino Unido e os emergentes Brasil, China,Rússia e Índia.
Enquanto isso aqui continuamos conversando,discutindo,vivendo de embargos,liminares,sai não sai licença e os anos passando e tudo ainda no papel. Quantos que se empenharam,lutaram pelo desenvolvimento de nossa região já se foram? Quantos mandatos precisaria um governante por nossas bandas para concretizar a realização de projetos sérios que alavancariam o progresso e o desenvolvimento?
Continua....
Nenhum comentário:
Postar um comentário