sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Placas solares vão suprir até 20% do consumo de energia do Tamar

São dois sistemas de placas com 11,52kW de potência - o suficiente para suprir de 10% a 20% o consumo de energia



Desde esta quinta-feira (05.09), os telhados do Projeto Tamar, na Praia do Forte, além de protegerem do sol os amantes de tartarugas marinhas, funcionam como produtores de energia elétrica.
Isso porque foi inaugurado, em uma cerimônia aberta ao público, o primeiro gerador fotovoltaico (solar) do Tamar.
São dois sistemas de placas com 11,52kW de potência - o suficiente para suprir de 10% a 20% o consumo de energia do Tamar. "Foi sempre um sonho consumir energia limpa no Tamar", celebra o fundador e coordenador do projeto, Guy Marcovaldi.
A instalação durou três meses e custou aproximadamente R$ 630 mil - pagos pela empresa alemã Donauer, que investe em projetos de implantação de placas solares por todo o mundo.
Estiveram presentes no evento o cônsul da Alemanha no Brasil, Martin Klenke, além de representantes da Agência Alemã de Energia e do superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, Paulo Roberto Guimarães. "Claro que não vai zerar o nosso consumo, mas pode gerar uma economia de mais ou menos R$ 10 mil por ano", afirma o arquiteto do Tamar Christian Grot.


Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário: