sábado, 7 de setembro de 2013

topo-area-1087.jpg

Invista na Bahia

 PETRÓLEO E GÁS
A indústria de petróleo do Brasil nasceu na Bahia. O primeiro poço de petróleo foi encontrado em 1938, no bairro do Lobato, em Salvador, capital da Bahia, e em 1941, o Governo Federal anunciou a criação do campo de exploração de petróleo aqui, em Candeias. Em 1953, a Petrobras foi criada e dentre os seus primeiros patrimônios está a Refinaria Landulfo Alves, em Mataripe (BA), segunda maior refinaria de petróleo do País. A refinaria possui uma capacidade de 320 mil barris/dia, representando aproximadamente 14,5% da capacidade de refino brasileira.

Em 1968, a Petrobras começou a desenvolver um projeto de mineração e deu início à exploração de petróleo em águas profundas. A partir dessas pesquisas houve um aumento significativo da produção de petróleo no Brasil e o país se tornou referência no domínio da tecnologia de exploração do petróleo em águas profundas e ultraprofundas.

Em 2006, o volume de produção atingiu níveis ainda mais elevados e pela primeira vez superou a demanda total da economia brasileira. Um ano depois, o governo anunciou a descoberta de uma nova área exploratória na camada pré-sal. Essas reservas de petróleo estão a sete mil metros de profundidade e possuem óleo de excelente qualidade. Se as estimativas estiverem corretas, essas novas reservas serão capazes de duplicar o volume de produção de petróleo e gás no Brasil.


A produção de petróleo no país foi a maior registrada nos últimos 10 anos em 2011, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. Foram produzidos aproximadamente, 768 milhões de barris de petróleo e 24 bilhões de metros cúbicos de gás natural, representando um total de 919 milhões de barris de óleo equivalente (boe).

Neste contexto, o estado da Bahia conta com o maior complexo petroquímico integrado do Hemisfério Sul - o Polo Industrial de Camaçari. O complexo tem mais de 90 empresas, petroquímicas, químicas e indústrias de outros segmentos.


O Plano de Negócios da Petrobras destina para a Bahia US$ 9,8 bilhões entre Petrobras e parceiros. Nos investimentos previstos, está a construção do Terminal de Regaseificação da Bahia, que terá capacidade para regaseificar 14 milhões de m³/dia de GNL. Hoje, o estado é exportador de gás graças ao Campo de Manati, localizado na Baía de Camamu. Recentemente, o Campo aumentou a sua capacidade para 6 a 8 milhões de m³ por dia. A Bahia também conta com uma das maiores distribuidoras de gás do Brasil, a Bahiagás.
No segmento de Exploração e Produção (E&P) de Petróleo e Gás, a Bahia possui cerca de nove bacias sedimentares e nele trabalham cerca de 30 empresas concessionárias responsáveis por 2,3% de toda a produção de óleo e 15,5% da produção nacional de gás.
Tais fatos, juntamente com a exploração do pré-sal e a esperada escala e continuidade das encomendas, sinalizam uma grande oportunidade de fortalecimento para a cadeia de suprimentos da indústria petrolífera.

Outra oportunidade verificada no setor refere-se ao crescente índice de nacionalização dos equipamentos, exigido pela ANP nas rodadas de licitação para concessão de direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural em território brasileiro. Para atender parte dessa demanda está em implantação, no município de Simões Filho, a Bomcobras Negócios e Equipamentos para Petróleo e Gás, joint-venture formada pelas empresas brasileiras Grupo Asperbras e Brasil China Petróleo – BRCP e a estatal chinesa Baoji Oilfield Machinery Company (Bomco).
Vale ressaltar que a Bahia possui a sua rede – a RedePetro Bahia – que é uma associação de empresas fornecedoras de bens e serviços aos segmentos de exploração, produção, refino, petroquímica, transporte e distribuição de óleo e gás.

Oportunidades de investimento:
serviços de sondagem de produção e de perfuração;
serviços especializados de canhoneio, perfilagem, cimentação, fraturamento e acidificação;
brocas, alargadores e equipamentos de bombeio centrífugo;
tubos de revestimento e de produção, linhas de condução e acessórios para revestimento e válvulas API;
bombas mecânicas para elevação de petróleo, compressores, cimento e aditivos;
produtos químicos e reagentes, hastes e outros componentes da coluna de bombeio mecânico, equipamentos de cabeça de poço e medidores de vazão de óleo e gás;
serviços de certificação pela ISO 9000.
Fonte:SICM

Nenhum comentário: