Parte 1/3
A Ferrovia Oeste/Leste, definida
como obra prioritária e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, vai de Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO) conforme projeto com 1.526 km de extensão, dos
quais o trecho na Bahia tem em torno de 1.116 km .
Sua construção com enorme atraso
tem no 1º trecho com 1.001
km , divididos em duas fases, a saber:
E o último trecho até
Figueirópolis (TO) com mais 524
km sem prazo estimado para conclusão (Verdadeiramente
ainda no papel e engavetado),dos quais 115 km em território da Bahia.
E todo o atraso se deveu a inércia da VALEC,
No Oeste baiano de forte
participação agrícola a demanda prevista para a Ferrovia Oeste/Leste é
constituída de soja – farelo – milho – álcool – açúcar – algodão – agricultura
familiar – outros produtos agro-pecuários e minérios.
Os principais municípios que
serão influenciados pela FIOL são: Luis Eduardo Magalhães – Barreiras – São
Desidério – Santa Maria da Vitoria – Bom Jesus da Lapa – Caetité – Brumado –
Jequié – Itabuna e Ilhéus (em torno de 32 municípios)
Em Ilhéus teremos o Porto Sul
importante para o desenvolvimento do Estado da Bahia.
Com a redução do custo logístico
a parte mais beneficiada será soja, milho, além do Algodão.
A Valec impediu o crescimento da
Bahia, muito embora as oportunidades para os grandes investimentos continuem a
espera da logística de a Bahia nos Trilhos e. com um Porto de grande capacidade
e próximo da área produtiva.
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