terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ferrovias – Portos – Estradas de Rodagens e ações construtivas necessárias para o desenvolvimento

Parte 1/3

A Ferrovia Oeste/Leste, definida como obra prioritária e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, vai de Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO) conforme projeto com 1.526 km de extensão, dos quais o trecho na Bahia tem em torno de 1.116 km.

Sua construção com enorme atraso tem no 1º trecho com 1.001 km, divididos em duas fases, a saber:
536 km de Ilhéus a Caetité (com prazo de conclusão anunciado entre junho e julho de 2010 para conclusão em julho de 2012);

464 km de Caetité até Barreiras/São Desidèrio (que seria finalizada em julho de 2013)
E o último trecho até Figueirópolis (TO) com mais 524 km sem prazo estimado para conclusão (Verdadeiramente ainda no papel e engavetado),dos quais 115 km em território da Bahia.

E todo o atraso se deveu a inércia da  VALEC,

No Oeste baiano de forte participação agrícola a demanda prevista para a Ferrovia Oeste/Leste é constituída de soja – farelo – milho – álcool – açúcar – algodão – agricultura familiar – outros produtos agro-pecuários e minérios.

Os principais municípios que serão influenciados pela FIOL são: Luis Eduardo Magalhães – Barreiras – São Desidério – Santa Maria da Vitoria – Bom Jesus da Lapa – Caetité – Brumado – Jequié – Itabuna e Ilhéus (em torno de 32 municípios)
Em Ilhéus teremos o Porto Sul importante para o desenvolvimento do Estado da Bahia.
Com a redução do custo logístico a parte mais beneficiada será  soja, milho, além do Algodão.


A Valec impediu o crescimento da Bahia, muito embora as oportunidades para os grandes investimentos continuem a espera da logística de a Bahia nos Trilhos e. com um Porto de grande capacidade e próximo da área produtiva.

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