terça-feira, 5 de março de 2013

Violência


Violar,violento,violência...convivemos infelizmente com esses estados de coisas.

Violar,infringir,transgredir,profanar são circunstâncias da violência que dentre as muitas definições – são atos de uso da força contrária a moralidade, a legalidade, ao direito e a justiça.
Em verdade a violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral e também é manifestada por meio  de opressão,pressão,abuso da força e do poder por meio da tirania que pode culminar por atentados contra a integridade física e contra a vida.
No Brasil a violência pode ser vista nas áreas da educação, na saúde, no convívio familiar(doméstica)na mobilidade urbana, no transito,psicológica,contra o idoso,a mulher, o menor, a exercida pelos poderes executivo,legislativo e judiciário, quando pisam nos artigos da Constituição postergando os direitos sociais, levando neste ato de violência a terrível desigualdade ainda existente em nossa sociedade.
É difícil tentar explicar a violência e os meios legais para conter, reprimir e punir a violência com as leis existentes.
A violência são atos de comportamento individuais, interpessoais ou mesmo coletivo.
A violência amparada nas leis de um estado totalitário sempre teve parâmetros para conter  as opiniões contrárias com a rotulagem de deliquência, subversão a força do poder mandante.
A violência é partida por todos os segmentos da sociedade, com abuso policial, abuso de autoridade normalmente imposto contra a população empobrecida e marginalizada, vista rotineiramente como resultante da desigualdade de nossa sociedade.
É uma forma de violência a falta de mobilidade urbana, a falta de empregos, a falta de segurança, a falta de educação e de saúde pública...e a falta de tantas outras necessidades que continuarão faltando... e o povo que se dane na expressão exata do vocábulo.
Enfim qual a sua opinião sobre o que é violência?
Seria agressões por gestos, palavras, atos,injustiça social tudo amparada por leis caducas em um mundo evolutivo em que o Brasil tarda em acompanhar? Seria violência  a brutalidade física ou moral realmente um problema de saúde pública, que fere o psicológico da pessoa ferida nos sagrados direitos da proteção institucional e ou Constitucional?
Seria também violência imolar o ser humano, violar o pensamento e a vontade do próximo?
E as leis caducas e sua aplicabilidade vergonhosa que beneficiam aos poderosos com  noticias em toda mídia quando os poderosos arranjam brechas e falhas nas leis e escapam de penalidades mesmo quando são infratores, matando no transito e/ou em crimes passionais e o poder do $ os transformam em inocentes e as vitimas em culpados, pois estavam em lugares errados .
Não seria violência os poderes Executivo,Legislativo e Judiciário permitirem que a violência seja tratada de forma tão branda, por vezes até ridícula, por emparo em leis ultrapassadas e caducas?...Uma vergonha!...
A sociedade necessita ser tratada com mais respeito, moralidade e transparência.

O rapto,sequestro,pedofilia,explosão de caixa eletrônico,furtos e roubos de veículos, saidinha bancária,aumento dos assaltos a edifícios residenciais e a condomínios, tiroteio em vias públicas, existência de grupos de extermínio e os criminosos continuam inventando modalidades de crimes.

E todos os dias em qualquer estado brasileiro,principalmente nos de maiores condições de progresso o crime parece uma epidemia sem remédio e cura e a violência é anunciada de modo simples ou com estardalhaço da mídia buscando audiência.
Manchetes como:
Brigas de gangues com mortes;
Ladrões arrombam banco;
Quadrilha explode caixas eletrônicas;
Onda de violência deixa cinco mortos em Castelo Branco;
O tráfico continua matando pelas drogas e pelas armas;
Preso suspeito de matar avô e neta;
Mulheres invadem e ocupam fazendas produtivas;
Sem terras e sem tetos continuam invadindo bens privados;
Canteiros de obras da hidrelétrica Belo Monte são depredados por trabalhadores;
Planos de Saúde teimam em não obedecer os contratos e as leis vigentes.

Tudo isso é violência.

Quais os culpados? a Falta de Educação, da Saúde, do crescimento da sociedade , a redução da desigualdade social?

Quantos são os vetores responsáveis pelo crescimento da violência?
A  sociedade precisa que determinados setores da imprensa não faça trampolim com fins políticos atacando uns e defendendo outros...há de se entender que para se ter uma melhor segurança não basta ter um maior contingente de homens, melhores armamentos e viaturas e melhores remunerações se não há amparo legal embasado em leis modernas, atualizadas e observando a evolução do homem em relação a sociedade atual.
Se as leis não forem aperfeiçoadas, mudadas, requalificadas a violência não vai acabar...

Nenhum comentário: