por
Lilian Machado - Tribuna da Bahia
A gestão do metrô, que foi um dos entraves na relação entre o governador e o ex-prefeito João Henrique (PT), teria se transformado em um desafio também para o relacionamento atual entre as duas esferas de poder. Mas a expectativa, apontada nos bastidores, é de que o diálogo de hoje coloque fim nos impasses, referentes ao assunto, cercado por polêmicas ao longo dos anos.
Wagner sinalizou em entrevistas recentes que a questão tem sido aguardada com ansiedade por sua gestão. Haveria sinais de desentendimentos, em relação ao início da operação, ao controle das estações da Lapa e de Pirajá e das linhas de ônibus que irão abastecer o sistema.
A obra marca o início da implantação do Corredor Transversal Estruturante Gal Costa / Pinto de Aguiar, que, junto com a Ligação Lobato / Pirajá, criará a primeira interconexão direta entre a Orla Atlântica e a Orla da Baía de Todos os Santos em Salvador.
A assinatura da Ordem de Serviço, para início da obra, está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano.
A previsão de conclusão da obra é em até 12 meses após iniciada. Com investimentos totais na ordem de R$ 70 milhões (R$ 55 milhões nas obras e R$ 15 milhões em desapropriações), os 3,5 km da Avenida Pinto de Aguiar passarão a ter pista dupla, com três faixas por sentido, das quais uma é segregada e exclusiva para transporte coletivo, ciclovia e passeios.
“Essas intervenções trarão melhorias significativas para o trânsito em Salvador. Permitirão criar a primeira alternativa de implantação de transporte de massa para as comunidades do miolo da cidade, beneficiando toda a população que vive na área de influência da Gal Costa, entre Pirajá e Pituaçu. Dará maior fluidez ao tráfego da cidade, ao criar uma alternativa para todos que se deslocam entre a BR-324 e a Paralela, reduzindo os congestionamentos e, consequentemente, o tempo que o soteropolitano perde no trânsito todos os dias”, afirmou Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário