segunda-feira, 11 de março de 2013

De Estádio a Arena da Fonte Nova...Tudo é novo só o local é quase o mesmo.

O Estádio da Fonte Nova  que teve sua história acontecida entre 1951 a 2007, tinha como vizinhos o Ginásio de Esportes Antonio Balbino e o Parque Aquático e abrangendo as três áreas, após a sua implosão em 29/08/2010 teve inicio a construção da nova Arena da Fonte Nova, onde tudo é abolutamente novo.

Vou comentar alguns eventos sucedidos na velha Fonte Nova:


Fatos de destaque acontecidos na velha Fonte Nova:
Sua história é abrangente ao periodo de 1951 a 2007.
O maior público pagante foi no jogo Bahia X Fluminense do RJ, com 110.438 pagantes. Posso afirmar na nova arena, moderna,linda jamais será alcançado tão imenso público.
Houve outros jogos em que o estádio ficou super lotado como o BA X VI de 1994, com 97 mil pagantes.
Em 12/12/1993 Vitoria X Palmeiras teve público estimado em mais de 80 mil espectadores.
E a sua despedida do mundo do esporte aconteceu em 25/11/2007 no jogo Bahia X Vila Nova, pela série C com público superior a 65 mil lotação máxima permitida na época e com o trágico registro da queda de um degrau aos 43 minutos do sefundo tempo com mortes de torcedores do Bahia.
Nas fotas acima( Google) de cima para baixo a implosão do estádio em 29/08/2010, uma vista geral e outra parcial em jogo do BA X VI.

A atual Arena da Fonte Nova tem:


Um gramado com 9 mil m² e estrutura com 12 mil peças pré-moldadas, a nova Fonte Nova terá 40 quiosques de alimentação, 94 banheiros, 16 bares, mais de 2 mil vagas de estacionamento, nove elevadores e 70 camarotes climatizados que terão a concessão comercializada por temporada ou por jogo. Cada camarote tem banheiro próprio, acesso exclusivo por elevador e espaço que abriga de 14 a 44 pessoas.

O estádio está equipado com toda tecnologia de transmissão de dados e imagens. Possui dois telões de alta resolução e na área externa um moderno sistema de iluminação.
"A arena Fonte Nova é o primeiro estádio que foi construído [do zero; Mineirão e Castelão sofreram reformas] a ser inaugurado. Isso representa o profissionalismo do consórcio e empenho do governo do estado em cumprir o cronograma da Fifa", lembrou o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, de acordo com comunicado emitido pelo governo baiano
Desta forma, a inauguração da Fonte Nova, terceiro estádio da Copa a ser entregue, será sensivelmente diferente das "estreias" de Castelão e Mineirão. No caso de cearenses e mineiros, o estádio foi apresentado ao público em dezembro e inaugurado com bola rolando apenas um mês depois.


Foto: da fase  de conclusão de sua cobertura.


Inovação:
O principal destaque em inovação do projeto arquitetônico da Arena Fonte Nova é a aproximação das arquibancadas ao campo, otimizando as condições de visibilidade do público. O caráter multifuncional é outra novidade para a Bahia, que terá a sua primeira arena multiuso, com a ampliação e melhoria das instalações de serviços e imprensa, a criação da área VIP e camarotes, instalação de restaurantes panorâmicos, espaço cultural e centro de convenções.


Outra inovação importante é a moderna cobertura em estrutura tensionada, que abrigará 100% dos assentos, alcançando 36 mil m² de área e proporcionando mais conforto aos visitantes.
É a primeira vez que uma arena utiliza este tipo de cobertura no Brasil.
Essa tecnologia já foi utilizada em países como Japão, Coréia, Alemanha e África do Sul.

Fontes:ArenaFonteNova/AGECOM/SECOPA/Correio/Tribuna da Bahia/A Tarde eArquivos de postagens anteriores. Até outra hora.

Nenhum comentário: