quinta-feira, 7 de março de 2013

Chávez a Venezuela antes e depois dele...

 Liderou em 1992 uma tentativa de golpe contra o fraco governo de Carlos Andrés Pérez e foi muito mal-sucedido. Em 1998 foi eleito pela 1ª vez em presidente da Venezuela e levou 14 anos no poder e morreu aos 58 anos de cancer na região pélvica transformando a barulhenta Caracas com a noticia de sua morte em uma metrópole silenciosa, triste e chorosa.

Em 05/03/2013 morre um governante polemico que era tido como inimigo politico dos EUA, mas com esse país mantinha a maior parceria no ambito comercial, desde que era tanto o maior comprador quanto vendedor em relação a ao mercado internacional.

Hugo Cháves Frias advogava a doutrina bolivarianista, promovendo o que denominava de socialismo do Século XXI: foi também um crítico do neoliberalismo e da politica externa dos Estados Unidos.
Era militar de carreira,Tenente Coronel da Reserva.
Na história  de seu poder há registros em 2002 de um golpe que sofreu sendo afastado do governo por algumas horas.Teve um grande problema  com uma greve petroleira que levou dois meses em 2003 e um referendo revogatório em 2004 o qual saiu vencedor. Foi reeleito em 2006.
Chávez estava internado no Hospital Militar de Caracas onde falecu no dia 5 passado e ontem (quarta-feira) o cortejo com seu corpo que foi levado para Academia Militar foi acompanhado por uma imensa multidão durante  os 16 km do percurso que separava as entidades.

Pelemico,agressivo politicamente com os EUA,amigo de Fidel(Cuba), mantinha boas relações com politicos brasileiros com destaques para Lula e Dilma.
Durante  seus 14 anos no poder esteve na Bahia em duas ocasiões em 12/2008 e 05/2009, mantendo conversações com o Prefeito JH e o Governador JW.

Os latinos perdem um grande e conceituado líder, que trabalhou sempre centrado no combate à pobreza.
com suas políticas de inclusão social e transferência de renda obteve enorme popularidade. Durante a era Chávez, a pobreza entre os venezuelanos caiu de 49,4% para 27,8%.

Seu enterro será amanhã (sexta-feira) e seus partidários defendem que ele seja sepultado ao lado de Simón Bolivar, no Panteão Nacional.

O que vai acontecer com a Venezuela que terá nova eleição daqui a 30 dias?

Aguardar é a palavra correta.

Nenhum comentário: