quinta-feira, 7 de março de 2013

33 chefes de Estado devem chegar a Venezuela para funeral

Agência EFE


 A Venezuela aguarda a chegada de 33 chefes de Estado e de governo e 54 delegações que vão assistir ao funeral do presidente do país, Hugo Chávez, cujo corpo é velado desde quarta-feira, 6, em uma capela na Academia Militar, em Caracas, e é visitado por milhares de pessoas.

"54 países enviaram delegações do mais alto nível, e haverá 33 chefes de governo e chefes de Estado", declarou nesta quinta-feira o chanceler da Venezuela, Elías Jaua, à rede de TV estatal, atualizando o número inicial de 22 chefes de Estado.

"A todos: aos que vêm e aos que não puderam vir, mas enviaram seu testemunho de solidariedade, muito obrigado, muito obrigado, mil obrigados por essa homenagem póstuma", acrescentou.

Jaua confirmou o recebimento de 42 notas de condolência de diferentes países do mundo, dos quais 16 decretaram luto nacional, o que segundo ele é "algo pouco visto".
"Nós agradecemos por todas as manifestações de condolências e todas as manifestações expressadas através da declaração de um luto nacional", acrescentou, dizendo também que recebeu a solidariedade de 10 organizações multilaterais como a União Europeia e das Nações Unidas, entre outras.

Jaua também agradeceu pelas expressões sobre "um homem que lutou pela paz do mundo".
Na Venezuela já estão os presidentes do Uruguai, José Mujica; da Bolívia, Evo Morales, que ontem, junto com a governante argentina, Cristina Kirchner; receberam o caixão de Chávez na Academia Militar.

Cristina, no entanto, já voltou ao seu país e em representação da Argentina ficará o chanceler Héctor Timerman.

Hoje chegaram a presidente Dilma Rousseff e o líder cubano, Raúl Castro; e se espera também a chegada nas próximas horas dos presidentes Enrique Peña Nieto (México), Rafael Correa (Equador), Daniel Ortega (Nicarágua), Porfirio Lobo (Honduras), Mauricio Funes (El Salvador), Danilo Medina (República Dominicana) e Sebastián Piñera (Chile).

Também irão à cerimônia fúnebre os presidentes Juan Manuel Santos (Colômbia), Ricardo Martinelli (Panamá); Ollanta Humala (Peru) e Michel Martelly (Haiti).

O chefe de Estado de Belarus, Aleksandr Lukashenko, e o da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, também irão à Venezuela.

Nenhum comentário: